“A casa, onde se celebrava, era o lugar da salvação”, explica o padre Danilo César, professor de Teologia da PUC-Minas| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

Estamos novamente vivendo uma Semana Santa que, há apenas dois anos, consideraríamos inimaginável. No mundo inteiro, cristãos de diferentes denominações continuam sem condições de se reunir para para celebrar a páscoa – a memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus, segundo a tradição cristã.

Celebrar a páscoa dentro de casa, porém, pode ser uma oportunidade de recordar algo fundamental a respeito dessa festa: foi nas casas que a páscoa começou.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Eu conversei sobre esse assunto com o padre Danilo César, da Arquidiocese de Belo Horizonte, que é mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, em Roma, e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), além de membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Confira a entrevista:

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

A páscoa dos hebreus era uma celebração doméstica. Que lugar esse elemento da casa ocupava na espiritualidade e na liturgia hebraica? Como ele se relacionava com o sentido da celebração da páscoa?

CARREGANDO :)

A páscoa dos hebreus – que tem raízes na experiência nômade do povo que fazia as ofertas das primícias, isto é, oferecia os primeiros frutos da colheita e do rebanho invocando a proteção contra os males exterminadores – foi celebrada no Egito como experiência salvífica de libertação. Deus interveio em favor do seu povo, com sinais prodigiosos e, por meio de Moisés, arrancou o povo do Egito e da escravidão com mão forte, contra o faraó que os oprimia. A décima praga do Egito, o “anjo exterminador” saltaria as casas dos hebreus, onde estivesse a marca do sangue do cordeiro nos portais. As casas assim marcadas foram poupadas. O anjo saltou sobre elas – do verbo “saltar”, em hebraico, vem a palavra páscoa – e feriu os primogênitos do Egito que não tinham os portais marcados. A casa, onde se celebrava, era o lugar da salvação.

No núcleo está uma consciência muito clara da parte do povo de que Deus o escuta e intervém em seu favor (cf. Ex 3). Contudo, esse evento, celebrado pelos judeus ano a ano, nas casas, não diz respeito apenas aos que estavam historicamente no Egito, mas a todos os judeus que compartilham da mesma fé no Deus de Israel. É por isso que Deus deixa um memorial festivo, para que cada geração, celebrando como aqueles que foram libertados, seja feita, pela fé e pelos ritos, contemporânea daquela experiência de salvação. Assim, ao celebrar hoje o rito da Páscoa, um judeu se sabe tirado por Deus do Egito e da escravidão, se sabe poupado do extermínio e tendo atravessado o Mar Vermelho com os primeiros. É uma mensagem muito poderosa, uma convicção que estrutura a experiência de fé dos judeus, nascida das casas.

As primeiras comunidades cristãs se reuniam também nas casas. O que isso indica sobre a experiência daquelas comunidades e o que ensina para os cristãos de hoje?

É preciso entender a experiência cristã a partir da páscoa de Jesus. Jesus passa desse mundo para o Pai e, antes de morrer, celebra com os seus discípulos, provavelmente, uma ceia pascal – portanto doméstica. Mas ele introduz um sentido novo: a sua entrega na cruz foi, naquela ceia, antecipada pelos gestos fundamentais de tomar o pão e o vinho, dar graças, partir o pão e distribuir pão e vinho para os comensais. Isso acontece na narrativa paulina (1Cor 11) e na dos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). No evangelho de João o sinal é outro: Jesus assume o lugar do servo e lava os pés dos discípulos. Em ambas as propostas narrativas a mensagem é a mesma: sua morte tem um sentido de entrega pessoal e livre, amorosa, serviçal e gratuita por todos.

Seguindo o comando do Senhor de celebrar em sua memória, os cristãos participam do acontecimento da salvação que Deus nos oferece em seu filho, isto é, tornam-se iguais aos primeiros discípulos, contemporâneos dos acontecimentos da cruz e ressurreição.

O contexto da casa é igualmente interessante: não é no templo que se realiza a ceia. O templo de Jerusalém excluía as pessoas por meio de um esquema de pureza ritual. Jesus deixa o seu memorial na casa, pois assim aquele rito seria capaz de exprimir o sentido de sua morte. É bom que se diga: ele morreu como bandido, entre dois ladrões, e como herege, impuro, fora dos muros de Jerusalém. Sua morte e também sua ressurreição o situam fora do esquema religioso do templo. Somente o antigo rito das casas poderiam exprimir isso.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Como celebrar a liturgia da páscoa em nossas casas?

Eis o desafio, pois há muito tempo deixamos as liturgias domésticas de lado. Deixamos de rezar em família, deixamos de ler juntos as Escrituras, deixamos de invocar a bênção antes das refeições e deixamos também de agradecer ao final do dia por tudo que nos sucedeu e de pedir a benção, quando acordamos. Mais: já não sabemos fazer refeições em família, e quando o fazemos, o celular nos captura do convívio com os nossos familiares. Mas essas práticas podem ser retomadas – estão ao nosso alcance.

Seria preciso começar pelo que sabemos e recebemos de nossos pais e avós, sem medo de um constrangimento inicial – pode acontecer! Além disso, um bom começo seria valorizar as coisas mais fundamentais: comer juntos é uma celebração de profundo sentido religioso – indica comunhão e fortalece os laços. É possível negociar um acordo de não levar o celular para a mesa? Alguém pode fazer uma prece inicial agradecendo a Deus pela comida e pedindo a bênção para aqueles alimentos e pessoas dispostas à mesa, de maneira espontânea e simples. Os pais ou adultos começam dando o exemplo às crianças. Elas irão aprender e querer fazer depois. Isso fará um enorme bem à família e a cada um dos membros.

Saborear a comida e o convívio, o gosto de estar juntos, tem enorme sentido espiritual. É bom lembrar que Jesus gostava muito disso e participava das mesas nas casas. Conheço um casal que decidiu fazer, em casa e todos os dias, as leituras da bíblia propostas pela liturgia. Outras iniciativas podem também ser retomadas: rezar juntos algumas orações conhecidas, ler um trecho da bíblia, ou mesmo adotar um roteiro. Por certo, ao darmos este passo, estaremos contando também com a presença dele. É a ressurreição que garante isso. Em sua pregação os discípulos dirão: nós comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou! Páscoa rima com casa, com refeição, com família, com fraternidade.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Como essa experiência celebrativa doméstica durante a quarentena pode contribuir para uma experiência mais profunda da liturgia nas igrejas após esse período?

Se permitirmos que elas aconteçam, farão, por certo, imenso bem às nossas comunidades paroquiais e igrejas cristãs, de um modo geral. Sinto que nossas liturgias, embora tenham origem doméstica, enveredaram por um caminho de formalidade e racionalismo. Aproximaram-se demais do esquema do templo de Jerusalém: altar distante do povo, separação moralista de habilitados e não habilitados para o culto, senso do sagrado avesso à noção da encarnação do Verbo que tudo assumiu, com seu nascimento, e tudo transformou, com sua morte e ressurreição.

Tem ainda um outro problema: um desligamento das questões da vida e do mundo, como se os ritos se bastassem. É bom ouvir os profetas e o próprio evangelho: os ritos precisam rimar com a vida, com a prática da justiça, com a solidariedade e a denúncia da maldade e da violência.

As mesas das nossas casas podem nos ensinar a incluir, pois elas sempre têm lugar para mais um. A comida é feita para todos: todos comem e todos bebem do que é servido. A igualdade se impõe ao redor de uma mesa, mesmo que se reconheça o lugar dos pais e avós. As mães só comem depois de ter servido a todos – que lindo é isso! Não haveríamos de aprender algo com esse exemplo? Nas casas os ritos obedecem ao ritmo da família e às possibilidades de todos. Os alimentos funcionam como extensão das relações. Ninguém come sem esperar os demais, de modo individualista. Nossas liturgias podem ser mais hospitaleiras, domésticas e gostosas – quentinhas! Isso, por certo, as tornaria também mais pascais e revelaria mais a presença de Deus.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade