Não se trata de cortar de vez, já que uma abstinência completa poderia ser até contraproducente, mas ter uma relação saudável.| Foto: Bigstock
Ouça este conteúdo

As telas se tornaram tão constantes em nossa vida que temos dificuldade em mensurar sozinhos quanto tempo gastamos com celulares, computadores, tablets e televisores. Um estudo recente da plataforma Dscout estimou que damos em média 2.617 toques por dia em nossos smartphones. Já um estudo britânico constatou que adultos passam cerca de 8 horas e 41 minutos por dia diante de algum tipo de tela. Não parece um hábito saudável.

Siga o Sempre Família no Instagram!

De fato, essa dependência está relacionada com o aumento dos níveis de estresse e ansiedade e a perda da capacidade de memória e concentração. Para ter uma relação mais libertadora, consciente e inteligente com nossos dispositivos eletrônicos, precisamos nos esforçar um pouco, determinando alguns propósitos e colocando os meios necessários para cumpri-los. Não se trata de cortar de vez – uma abstinência completa e repentina poderia ser até contraproducente, como ocorre com dietas alimentícias. Se você quer investir em um detox digital, confira estas cinco dicas:

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)
  1. Compre um despertador

    É isso mesmo. Comprar um despertador, daqueles bem “de vó”, é o primeiro passo para limitar o uso do smartphone em seu quarto. Dessa maneira, poderemos abandonar o telefone muito tempo antes de irmos dormir, em vez de fazer dele o último – e o primeiro – objeto em que tocamos no dia.
  2. Programe fins de semana desconectados

    Durante os dias da semana, desconectar-se pode ser complicado por razões de trabalho. Mas no fim de semana é possível dar um tempo no tablet e no celular. Você pode até mesmo desinstalar na noite de sexta aplicativos de redes sociais e instalá-los novamente só na manhã de segunda.
  3. Coloque esportes, caminhadas e livros em sua rotina

    Se o corpo e a mente estão ocupados com coisas simples e gostosas como essas, a tentação de conferir o celular é bem menor. Uma boa conversa com a família ou com os amigos também costuma ser bem mais atrativa que as notificações das redes sociais.
  4. Nada de smartphones na mesa!

    Na hora de almoçar ou jantar, mantenha o telefone no seu bolso ou em outro lugar, mas não sobre a mesa. Isso vale para quando você esteja com outras pessoas – e assim dê mais atenção àqueles que convivem com você – e também para quando está sozinho – e consiga aproveitar melhor a pausa para a refeição e relaxar a cabeça e o corpo.
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade