Sempre Família - Porque cuidar é fundamentalAtivo 1

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
varias fotos de viagens de familia
foto 5
Flávia Sphair

Turismo em Família

Dicas para passeios com as pessoas que você ama

Inhotim: Um Lugar Surpreendente para todos!

Se existe um lugar diferente de tudo o que a sua família já viu, este lugar é Inhotim. É por isso que você precisa ir lá correndo conhecê-lo.

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal

Se tem um dos lugares mais interessantes que você pode ir em sua vida e que vai surpreender a família toda, esse lugar é o Instituto Inhotim. O lugar é incrível e não existe no mundo nenhum museu de arte contemporânea como este. E diferente de alguns museus e exposições que a maioria de nós, leigos, não entedemos muita coisa, Inhotim oferece algo mais criativo e inovador, é uma arte inteligente e de formas tão diversas que é impossível não gostar.

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal

Ele fica em Brumadinho/MG, cidade que fica cerca de 60km da capital Belo Horizonte, e o acesso é bem fácil. Há dois caminhos, um deles é por estrada asfaltada pela BR 381, via Betim, que é rápido e totalmente asfaltado. Mas, se você quiser incorporar um pouco de beleza natural no passeio, eu recomendo pelo menos ir pela BR 040 passando pelo parque da Serra da Rola Moça. Tem um mirante com vista de toda a cidade, apesar de depois pegar um pouco de estrada de chão (em alguns trechos, uns 20km, mas que dá sim pra ir tranquilo). Você pode se hospedar em alguma das charmosas pousadas da região de Brumadinho para apreciar a vista e o sossego do interior.
O parque em si é um gigantesco museu dos mais variados tipos de obras de arte: há esculturas e obras espalhadas na parte externa, muitas plantas e jardins lindíssimos nos diversos caminhos e acessos, e claro, uma série de galerias com exposições de artistas variados, muitos internacionais. O local não inclui apenas obras visuais, mas obras sonoras e com sensações de todos os sentidos humanos.

 

Brumadinho é a cidade onde está Inhotim, pertinho de BH. Se quiser ficar perto da serra, em uma pousada charmosa e sossego, fique na cidade do museu: Hospedagem em Brumadinho/MG

 

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal

Uma das obras mais interessantes é a do artista Doug Aitken. É um pavilhão onde você consegue escutar o som da terra. Eles instalaram em um tubo de mais ou menos 200m de profundidade e diversos microfones que captam o som que a terra faz, muito diferente.

E isso é só o começo. Tem obra dentro de piscina e sim, você pode entrar e “interagir” com ela; arte pra andar descalço no local e sentir com o tato a proposta; obras que despertam sentidos, sensações e ilusões: é tanta coisa diferente que só indo mesmo para entender tudo o que o espaço proporciona. Eu adorei e saí de lá deslumbrada, e não tenho como explicar exatamente tudo o que tem de legal lá, vocês vão ter que fazer a visita mesmo!

Pessoalmente, acho o passeio bem interessante para família com adolescentes e adultos, pelo tipo de proposta do local, pelo cansaço, mas claro, vocês terão todo o apoio e será com certeza muito divertido para qualquer família com crianças e bebês, o ritmo do passeio que será um pouco diferente!

Dicas para seu passeio em Inhotim

1. Algumas galerias contém obras com nudez e até mesmo conotações de violência. Na entrada de cada galeria com cenas que podem ser chocantes ou impróprias para crianças e jovens há avisos comunicando a questão. Apenas fique atento para a indicação de idade. Há muitos monitores no parque que podem auxiliar nisso também.

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal

2. Quando você se programar para ir, planeje passar no mínimo um dia todo, chegando bem cedo e saindo no último horário, tem muitas coisas mesmo para ver, e super diferentes. Mas se você quiser apreciar as obras com calma, eu recomendo 2 dias tranquilamente.

3. O local é imenso e a região é quente, você precisará de muita água para beber. Vá com roupa bem confortável e leve inclusive roupa de banho. Como já mencionei, há piscinas que são obras de arte e você pode sim entrar nelas, ou seja, dá pra cair na água e é uma delícia, já que lá faz o maior calor. Protetor solar também é uma ótima pedida.

4. Prepare-se também para andar bastante e cansar, tem muita caminhada para fazer. Você pode fazer a pé se tiver tempo em mais de um dia, mas se quiser economizar bastante suas pernas, há um passe de transporte interno feito com carrinhos de golfe. Apesar de ser opcional você comprá-lo, além do preço do ingresso, vale MUITO a pena, porque pra ver tudo em um dia, você vai andar muito mesmo com este ticket, mas verá muito mais galerias, especialmente as distantes.

 

Prefere um bate-volta da capital mineira para conhecer Inhotim? Tudo bem! Só não esquece de pesquisar sua hospedagem a partir daqui: Estadia em Belo Horizonte/MG

 

DSCN5336
Crédito: Arquivo Pessoal

5. O local também faz muitas apresentações artísticas. Quando fui tive o privilégio de assistir uma orquestra lindíssima. Veja a programação do local e aproveite para assistir algo bacana.

Se eu fosse vocês, programaria logo uma viagem para Inhotim, é incrível!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

 

Por

4 Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também