Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal| Foto:

Eu sou fã de carteirinha do passeio que publico hoje. Para quem está em Curitiba e arredores, seja de passagem, por turismo, ou mesmo quem mora na capital (afinal de contas “santo de casa não faz milagre” e muita gente está bem ao lado mas não conhece a estrada), a estrada da graciosa é um passeio delicioso de bate e volta. E dá pra curtir a natureza que ela proporciona de muitas formas.

Crédito: Arquivo Pessoal - Portal De Entrada Crédito: Arquivo Pessoal – Portal De Entrada

A estrada da graciosa foi construída na época imperial, para ligar o litoral (Paranaguá) até Curitiba. Feita de pedra por escravos, por muito tempo foi o principal acesso para enviar produtos que chegavam no porto, e até Dom Pedro II passou por ela. O tempo passou, estradas maiores foram criadas, e então a Estrada da Graciosa deixou de ser uma rota comercial, mas hoje tem todo seu charme, história, delícias e beleza para desfrutar.

Inicia-se no Portal de Acesso, no município de Quatro Barras, vizinho à Curitiba, feito de pedras, que aliás, tem tudo a ver com o passeio. O acesso inicial é asfaltado por alguns km, até iniciar o percurso em pedras, que é uma descida, até chegar ao acesso às cidades do litoral, já asfaltadas novamente. É muito tranquilo fazer e carro, ou mesmo de van para grupos. E o ideal é fazer devagar mesmo, pois especialmente em dias de chuva ela fica escorregadia e é bem estreita, mas principalmente porque você tem tantas paisagens belas para desfrutar que não vale a pena correr, mas sim curtir cada pedacinho dela.

Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal

A estrada conta com vários mirantes e paradas. O primeiro deles é meu favorito, porque em dias de céu limpo você tem uma vista linda da serra do mar até a baía de antonina. Mas há paradas com pequenas cascatas e trechos de rio de pedrinhas, pontes, e muita natureza da mata atlântica. Há épocas bem floridas, com lindos beijinhos, flor típica aqui da serra, por toda a estrada da graciosa. Além das hortências, que também deixam tudo mais bonito.

Tem até gastronomia na estrada, digamos assim. Além de você poder pegar uma churrasqueira em um dos mirantes e paradas do caminho, há muitas bancas com delícias típicas. Desde lanches como pastel e caldo de cana, para quem está de passagem, mas também com produtos típicos, como bala de banana e mandioca chips, meus favoritos! Isso você encontra nas cidades históricas do litoral paranaense com certeza.

No término da estrada, você chega à Porto de Cima, um vilarejo que também já possui camping, pousadas e pra quem gosta de aventura, ali dá pra alugar boias para descida do rio, bem divertido!

 

Se puder, fique mais tempo e aproveite Morretes no final da Graciosa! Hospedagem em Morretes/PR

 

Crédito: Arquivo Pessoal - Baía de Antonina Crédito: Arquivo Pessoal – Baía de Antonina

Mais alguns quilômetros você estará na porta das cidades históricas do litoral. Morretes e Antonina são minhas principais sugestões para você aproveitar o restante do dia. Morretes se destaca nos restaurantes com barreado, prato de carne desfiada antigamente cozido em panela de barro – daí o nome – acompanhado de banana, farofa e frutos do mar, que é delicioso. Antonina possui um centro histórico gostoso de andar, e passeios na baía. Sugiro o fim de tarde para isso, se estiver um dia de sol, você pode ter uma grata surpresa no fim do dia. E tem mais pra fazer no litoral histórico paranaense, como já falei aqui também!

O tempo do passeio é você com sua família que vai determinar. Não precisa acordar de madrugada (a não ser se você quiser uma churrasqueira em um feriado ensolarado), mas dá pra sair pela manhã e fazer a descida em 1h30-2h00 com algumas paradas até uma das cidades, e retornar a tarde. Mas tire o dia para aproveitar, fotografar e desfrutar de tudo o que tem de melhor.

A estrada da graciosa é lindíssima e cheia de detalhes e coisas bacanas que fazem dela uma ótima opção de passeio pra família. Que tal se animar para se programar em conhecê-la?

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião