Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal| Foto:

Se você está em dúvida de Buenos Aires ser um bom destino para a família, eu respondo: Com certeza! Já tive a oportunidade de visitar a capital argentina em duas oportunidades – na lua de mel e depois com meu filho ainda bebê – e fizemos programas ótimos. Tem muito o que fazer, roteiros para dias diversos e dá para aproveitar preços ótimos para lá: geralmente é possível encontrar boas passagens aéreas para o destino, com vários vôos diretos.

Existem opções diversas de roteiros, mas vou destacar aqui programas para faixas etárias variadas e ainda vou deixar algumas dicas gerais de bônus no final. É claro que não é algo fixo e um programa mais adulto pode ser feito com crianças, mas a ideia da divisão é o fato de que vai curtir e gostar mais de cada passeio. Escolha o melhor para vocês para um ótimo roteiro em Buenos Aires!

Passeios com bebês e crianças pequenas

Zoos: na região tem 3 zoos: o primeiro é o Zoo de Buenos Aires, em Palermo, que é o zoo da cidade – é legal e normal, grande, e o melhor é a localização, fácil de ir e se deslocamento for um problema, essa é uma opção viável. O segundo é o Teimaken, que fica uns 60km do centro e infelizmente só descobri sobre ele quando estava indo embora. Pouca gente sabe dele e todos dizem que é super bem conservado, com um aquário lindo e tem ônibus que pega no centro e leva direto pra lá, dá tranquilamente para passar um dia todo por lá. O terceiro e mais famoso é o Zoo Lujan, é o mais distante e também já é um meio termo para crianças pequenas e maiores, afinal, é o que você consegue interagir com os animais inclusive grandes felinos, quem vai concorda que é uma experiência incrível. Vale pesquisar e escolher o que mais gostar e que se encaixa melhor para a família.

 

Encontre sua melhor estadia em Buenos Aires: Opções de Hospedagem na Capital Argentina

 

IMG_2286 Crédito: Arquivo Pessoal

Museo de los Niños: este simpático parque indoor, que fica dentro do shopping Abasto, é um centro super bacana de muita diversão para as crianças, e divertido para a família, porque todo mundo acaba entrando na onda. Possui uma variedade de espaços da vida real, reproduzidos para crianças: banco onde as crianças podem abrir um cofre, preencher cheques e ser o caixa; mcdonald’s para montar um sanduiche (de mentira, mas todos os ingredientes de brinquedo estão lá); cadeira de dentista com boneco de boca aberta e até jaleco para os pequenos; editorial de jornal, fábrica de doces e até uma grua para operar em um porto, realmente super divertido e de ótimo aprendizado. Há 2 espaços
específicos para bebês de 0 à 2 anos que os pais também participam e brincam em um ambiente bem gostoso.

DSC06844 Crédito: Arquivo Pessoal

Passeio de Barco pelo Rio Tigre: não são todas as pessoas que consideram fazer este passeio, mas ele é bem interessante e gostoso, especialmente nos meses mais quentes do ano. É possível realizá-lo de várias maneiras. Tem uma série de agências oferece esta opção saindo em um barco maior de Puerto Madero e você não se preocupa com muita coisa: faz o passeio e retorna de trem ou ônibus. Mas quem preferir economizar é possível ir até a cidade de San Isidro de trem, ao lado da capital, e pegar o passeio de barco por lá. Seja qual for a opção, é bem bacana e interessante conhecer a região, ver as casas de veraneio e como a comunidade vive as margens do rio que corta bem o meio da localidade. Quando visitei, por exemplo, vi um “barco mercado” que navegava e fazia paradas em cada trapiche do rio (são vários acessos) para as pessoas realizarem suas compras. É agradável e curioso, vale o dia.

 

Crianças maiores e adolescentes

DSC06692 Crédito: Arquivo Pessoal

Caminito e Estádio do Boca Juniors: Um dos pontos turísticos mais clássicos da capital não pode deixar de ser visitado e é um ótimo programa familiar. O Caminito foi onde os primeiros imigrantes se estabeleceram ao chegar em Buenos Aires bem ao lado do local de desembarque destas pessoas no passado. As casinhas coloridas são muito charmosas e a região está sempre agitada. Tem muitas lojinhas, restaurantes, dançarinos de tango… e claro, muito visual bacana para selfies e fotos. E depois de uma volta completa pela região, o estádio do famoso time de Maradona – La Bombonera – está bem ao lado e vocês podem tranquilamente caminhar até lá. Tem loja, museu que conta a história do clube, e possui visitas guiadas, é bem bacana, especialmente aos amantes de futebol.

Teatro Colón: Surpreende por seu tamanho e beleza, e totalmente restaurado há alguns anos atrás, não é apenas inspirado em teatros europeus: ele não deixa nada a desejar as construções do outro lado do Atlântico. O preço não é tão amigável, será provavelmente um dos maiores gastos de sua viagem, mas que valem cada centavo. Apreciem os detalhes e sua incrível riqueza de pinturas e arquitetura. E se for possível, façam ainda melhor: comprem um ingresso para algum show ou espetáculo e aproveitem para assistir algo bacana na cidade.

 

Não viaje sem seguro! Pesquise e ganhe 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

 

Puerto Madero e Fragata: Passear na região de Puerto Madero é tudo de bom: gente correndo e se exercitando, pessoas conversando, jovens reunidos e se divertindo, muitos restaurantes bons e de vários gostos e bolsos. São 4 docas antigas que dão uma bela paisagem. Você pode se programar para uma boa refeição, mas também dá para fazer algo mais tranquilo como um lanche ou uma sobremesa no tradicional Freddo argentino e seu cardápio de sorvetes, com destaque para tudo a base de doce de leite. Na região central ainda existe uma fragata, utilizada pelos militares, que é aberta visitação e possível de explorar tudo: casa da máquinas, convés e toda a embarcação. Paga-se um valor simbólico, e estando lá, vale dar uma olhadinha.

 

Adultos

Show de tango: marca registrada da Argentina, quem gosta de dança e música não pode deixar de apreciar um belo show de tango. Existem as mais variadas opções e muitos lugares, sendo várias já pacotes com aula experimental, jantar e show. Alguns são bem longos, tem inclusive teatro e muitos efeitos, mas claro que existem opções mais tradicionais de tango puro. Por isso, pesquise bem para ver o que é melhor para vocês. Se não, em vários pontos turísticos sempre tem um casal que dança, e você pelo menos fica com um gostinho de ter visto um pouquinho desta bela dança em Buenos Aires.

IMG_2129 Crédito: Arquivo Pessoal

Casa Rosada (Plaza de Mayo) e Museo del Bicentenario: São lugares muito bacanas de conhecer, com uma boa dose de história e conhecimento. A sede da presidência argentina tem visitas guiadas (atenção, apenas nos finais de semana, pois há expediente normal nos demais dias) e eles mostram diversos salões de recepções a líderes governamentais e internacionais. E o local em si é antigo, mas conservado e bonito e possui muitas curiosidades, inclusive um dos presidentes morou na sede por algum tempo. E bem ao lado da Casa Rosada (se você estiver olhando em frente à ela, estará em sua direita) está o Museo del Bicentenário. O local está novo, inaugurado há poucos anos, onde foi uma antiga fortaleza militar em nível mais baixo. Ele tem toda a cronologia da história argentina até os dias atuais, e além de interessantíssimo, é muito bonito. Não tem custo para visitação, não deixe mesmo de conhecer.

E além dos programas, como prometi, aqui tem algumas dicas boas e bacanas para a viagem no geral:

Dicas gerais:

– Na maior parte do ano faz frio por lá, o vento é bem cortante. Leve casacos ou roupas quentes se você for entre março e outubro, ou pelo menos, dê uma boa olhada na previsão do tempo para a semana que vocês estiverem lá.

 

Fique conectado desde o Brasil e ainda ganhe 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

 

– É bom ter alguma coisa de pesos na mão – a moeda local – para locomoção, lanches e mesmo compras, pois apesar de dólares e reais serem aceitos na maioria dos estabelecimentos, eles aumentam o câmbio a favor deles (e em tempos de câmbio altíssimo, qualquer dinheiro a mais no bolso ajuda). Há muitas casas de câmbio no centro, vale pesquisar, mas em geral é melhor trocar a moeda lá mesmo do que aqui no Brasil, mas FIQUE LONGE de quem oferece câmbio na rua. Tem muitas pessoas no centro que ficam gritam nas ruas pedindo por câmbio, fujam disso, sem chance para roubos ou de ser enganado.

– Os mesmos cuidados com segurança na rua que temos aqui no Brasil devem ser feitos lá: não abrir carteira no meio da rua, não usar nada tão chamativo de jóias ou adornos, não andar sozinhos na madrugada, o que todo mundo sabe. Há relatos de furtos, mas nada aconteceu comigo nas duas vezes que fui, com atenção e cuidado, tudo fica bem.

– Levem calçados confortáveis: dá pra aproveitar tudo muito bem a pé ou de metrô no que for mais distante. Ainda assim, se bater o cansaço, tem muito táxi pra todos.

– As carnes lá são famosas – e deliciosas. Se você ver parrila e uma cara boa, vá em frente que será tudo de bom. Mas se ler Parrilada, cuidado e coragem! A não ser que você queira encarar coisas exóticas, este é um prato típico argentino que serve os miúdos do boi, como choriço e morcilla. Claro que tem quem gosta, mas nós não sabíamos, caímos nessa… e nos arrependemos demais!

– Vale a pena comer muito alfajor e doce de leite. A sorveteria Freddo tem sua versão que é o Alfajor Helado e é boa demais, mas a sorveteria Volta também tem sabores incríveis, e vale provar sua mais famosa rival. Os alfajores da Havana são clássicos, mas tem opções deliciosas nas bancas do centro de vários gostos e bolsos. A cada lanche que resolvia fazer parava e comprava um alfajor de marca diferente, e eu podia fazer isso por muito tempo, se quiser tentar assim eu recomendo! Os argentinos também gostam muito de cafés e bate papo de fim de tarde e noite. Se quiser fazer isso em um local incrível, vá na Livraria El Ateneo da Av. Santa Fé, grande e lindíssima por ser um antigo teatro, e desfrute de uma experiência boa demais.

– Não falei tanto de compras, mas claro que tem opções, apesar de a inflação lá e aqui não estar tão amigável para isso no momento. Mesmo assim, região de Palermo é ótima para passear e ver suas lindas árvores ruas de bairro, e conta também com diversos outlets, inclusive da Lacoste. O centro é cheio de lojas na Calle Florida e arredores, além do famoso shopping Galerías Pacífico e sua linda pintura no teto. Porém, se quiser shopping, prefiro o Abasto – do Museo de los Niños – que é muito maior e com muito mais variedade de lojas.

Apesar das rivalidades, os argentinos nos recebem muito bem por lá, e sua família vai adorar a linda Buenos Aires!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião