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Adriana Moura

SOS Mãe

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Organizando os cômodos da casa

A organização dos cômodos da casa é primordial para que ela funcione com muita mais leveza e praticidade.

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Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar um pouco sobre organização da casa, ou mais precisamente da organização dos cômodos da cada. Na correria do dia-a-dia  muitas vezes fazemos aquela bagunça e quando nos damos conta, a casa virou um caos. A saída para esse problema consiste em colocar em prática uma máxima conhecida: cada dia arruma-se um pouquinho… E mais do que arrumar, vamos organizar um pouco de cada vez. E qual é a diferença entre arrumar e organizar? Podemos dar um exemplo que vai ajudar a entender: arrumar é guardar muitos botões dentro de um só pote. Organizar é  separar os botões por cores em vidros separados.

Entendido? Então vamos falar de cada cantinho da casa.

QUARTO

Cama! Sabemos o quanto pode parecer chato ter que arrumar a cama logo ao acordar, mas, acredite, essa é a maneira mais rápida e prática de acabar logo com o problema. Uma vez que se pega o jeito de esticar os lençóis, você nunca mais vai querer ver sua cama desarrumada de novo.

Ao acordar abra as janelas, agora é hora de ventilar o cômodo. Deixe as janelas abertas enquanto você está tomando banho ou preparando o café da manhã, para que o quarto receba um pouco de ar. Nesse momento abrir as portas dos armários também é uma boa pedida, principalmente se você for ficar fora o dia todo. Faça isso especialmente nos dias mais quentes, para que o ambiente não fique abafado. Só não se esqueça de fechar tudo na hora de sair. Para quem tem problema com a umidade, o uso de antimofo dentro dos armários é super legal e funciona mesmo.

Tirou roupa do cabide? Guarde-a de volta imediatamente ao armário e evite que no final do dia ou da semana a bagunça esteja maior. Para quem tem o hábito de chegar em casa, tirar a roupa de um dia inteiro de trabalho e jogar na primeira cadeira que vê, nada disso! Veja o que está sujo para ir direto para o cesto ou pendure a roupa para tomar um ar e no dia seguinte guarde no armário.

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BANHEIRO 

Retire o lixo do banheiro diariamente, já que pode gerar mau cheiro com mais facilidade. Feche o lixo à noite, logo antes de dormir, para retirá-lo de casa logo pela manhã, quando for sair para o trabalho, por exemplo.

Não pendure toalha molhada no box, pode parecer irresistível, mas toalha pendurada no box é o sinal máximo da desorganização nesse cômodo, especialmente porque ela terá mais dificuldade em secar. Perca alguns segundos do seu dia dobrando sua toalha e posicionando-a no varal corretamente.

Já que estamos falando em toalha, ter sempre toalhas de rosto na cor escura quando for receber visitas é sempre muito bacana, pois as claras podem acabar manchando com base de rosto, batom etc. Um kit toalete pronto para essas ocasiões é sempre a cereja do bolo!

Não são só as mulheres que perdem cabelos ao longo do dia, homens também podem deixar cair alguns fios no chão do banheiro e na pia. Use a vassoura para limpar tudo ao final do dia, não se esquecendo de passar um paninho na pia para remover os excessos acumulados.

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SALA 

As almofadas são lindos itens de decoração, mas ocupam muito espaço no sofá e acabam, na maioria das vezes, indo para o chão. Isso não tem problema, desde que você não se esqueça de colocar todas de volta em seus devidos lugares quando sair da sala, para manter uma mínima organização.

Nada de chegar em casa, tirar o sapato e deixar tudo pelo chão da sala. Retire os sapatos e leve-os diretamente para o armário onde pertencem, obedecendo à regra “se usou, guarde”.

A sala é sempre o lugar dos controles e das revistas espalhados por todos os cantos. Por isso, tenha atenção com tudo, lembrando-se de sempre guardar o máximo de bagunça possível para deixar o cômodo com um aspecto de organização.

Os móveis da sala têm uma grande tendência a acumular poeira, especialmente em casas de cidade grande, poluída. Para evitar que eles adquiram esse aspecto sujo, use sempre um pano úmido para limpar os excessos de poeira acumulados no local, melhorando a sensação de organização e limpeza.

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DESPENSA

Categorize os espaços da despensa. Por exemplo, use uma prateleira para massas e farináceos; outra para grãos e cereais em geral; outra para enlatados; outra para produtos de limpeza; e assim por diante. Coloque etiquetas as prateleiras identificando o que está guardado em cada uma delas.

Junte itens pequenos como caixas de gelatina e mistura instantânea para pudins em uma cesta organizadora. É mais fácil encontrá-los quando estão em um mesmo lugar. Coloque tudo em seus devidos lugares e ao mesmo tempo faça duas listas: a dos produtos que estão na despensa e a de compras, com os itens que estão faltando.

Essa segunda lista pode ser feita a medida em que você vai usando o que está na despensa. Deixe ali um bloco de papel e caneta somente para este fim. Deixe os produtos procurados com mais frequência em uma prateleira que fique ao nível dos olhos. Nas prateleiras mais baixas, guarde materiais de papel – guardanapos, toalhas e pratos descartáveis – e os produtos mais pesados como garrafas de refrigerante.

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LAVANDERIA

A lavanderia é sempre um dos últimos lugares da casa que os donos pensam em arrumar. Ela acaba sendo esquecida, pois definitivamente não é um local de visitas, e acredito que seja o lugar onde as pessoas menos querem ficar. Porém, ela precisa ser organizada para que seja funcional. Afinal de contas, toda a organização e limpeza da casa dependem dela.

Os espaços cada vez menores dos apartamentos são mais um motivo para planejarmos a lavanderia, pois invariavelmente ela acaba sendo ainda mais reduzida pelas construtoras.

Invista em acessórios: além dos itens de primeira necessidade da lavanderia (tanque, máquina de lavar, varal, ferro, etc.), os acessórios vão ajudar muito não apenas na praticidade, mas também no visual.

  • Um cesto para roupas sujas pode ficar no banheiro e ser deslocado até a área de serviço para que as roupas sejam lavadas.

  • Um puxa-saco organiza e cabe em qualquer cantinho.

  • Um porta sabão em pó é uma boa pedida, pois as caixas de papelão onde o sabão vem armazenado podem molhar e viram uma meleca.

Invista em armários aéreos: O armário sob o tanque é um ótimo espaço para guardar panos de chão e produtos de limpeza fechados. O aéreo pode organizar caixa de ferramentas, artigos para os bichinhos de estimação da casa, etc.

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P.S.: Não se esqueça que, mesmo mantendo a organização em cada cômodo com essas pequenas dicas, uma limpeza mais pesada e geral precisa ser realizada com uma certa frequência, para realmente tirar o grosso da sujeira, deixando até a manutenção mais fácil.

Até a próxima!

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