Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Print
12376367_10208214455101821_4006627003388078480_n
Adriana Moura

SOS Mãe

Posso ajudar?

Doação de Brinquedos no Natal

A doação deve fazer parte do contexto de todas as famílias principalmente se temos a responsabilidade de educar seres humanos ainda com grandes descobertas

doação de brinquedo em caixa de presente

Olá pessoal, tudo bem?

O Natal se aproxima e já que essa é uma data mais que especial por que não pensar em doar aqueles brinquedos antigos, que já não são mais desejados pelas crianças? Você já fez isso alguma vez?

solidaridade

Conversei com a psicóloga Meillyn Lemos, proprietária do portal “Sendo Mãe” sobre esse assunto. Leia abaixo o que ela diz:

Doar pode ter vários significados, tudo depende como como fomos criados e de que cultura fazemos parte! Doar é entregar, é transformar algo inútil pra você em algo essencial para o outro!

A doação deve fazer parte do contexto de todas as famílias principalmente se temos a responsabilidade de educar seres humanos ainda com grandes descobertas.

As crianças quando pequenas (mais ou menos até os 5 anos de idade) possuem mais dificuldade no processo de doação, seja de roupas ou brinquedos. Esse processo faz parte de questões psicológicas ainda em desenvolvimento e voltadas a segurança emocional desta criança, onde o mais importante nesta ação, é incentivar os pequenos através dos exemplos dados em casa mesmo, pelos próprios pais.

Doar possui uma grande consequência para o equilíbrio emocional, pois manifesta ao longo da vida a capacidade de gratidão!

Os meios mais simples de tornar a criança capaz de doar seus pertences é interagindo nessa ação através de histórias e tornar a entrega desses pertences real, ou seja, deixar a criança participar deste momento de entrega! A partir do momento que a criança consegue vivenciar essa entrega e perceber o quanto fez bem ao outro este sentimento “nasce” de forma natural e assim o hábito pode ser mantido pela família!

Pequenos gestos dos pais já caracterizam a doação! Como por exemplo o ato de doar comida quando sobra, doar roupas para pessoas que não tem, e assim tornar a criança visualizar essa ação.

A ideia de consumo consciente hoje em dia deve fazer parte do convívio de todas as famílias. É através dessa forma de pensamento onde eu ajudo o outro com o que não preciso que vai tornar o ser humano mais preparado para os desafios da vida e claro, menos apegado à futilidades de compensação emocional!

Doar faz você se sentir mais leve com o coração!” (Meillyn Lemos, CRP 08/08817, Projeto MeInvento)

Caso o brinquedo seja doado para um irmão mais novo, primo ou amigo, exponha os motivos pelos quais aquele objeto é mais útil para a outra criança e enfatize que ela ficará muito feliz e agradecida. Se possível, leve seu filho para entregar o brinquedo pessoalmente. Incentive-o a vivenciar esse ato de partilha e de gratidão, que também fortalecerá a amizade entre as crianças.

Caso a doação seja para alguma instituição de crianças carentes, explique ao seu filho que há meninos que não têm a mesma sorte que ele e que não têm com o que brincar. Relembre-o de que ele sempre ganha novos brinquedos e de que muitos estão esquecidos no armário, ocupando um espaço que vai ser destinado a novos objetos em breve.

O ideal é que desde cedo possamos levar nossas crianças para conhecer instituições de caridade e para doar brinquedos, livros e outros objetos, pessoalmente. Conhecer a realidade de outras crianças vai promover a empatia, a solidariedade e a responsabilidade social do seu filho.

Mais uma vez, seja coerente com os seus ensinamentos e demonstre à criança que você também doa seus objetos antigos. Você pode, inclusive, tornar a doação um hábito permanente, organizando com determinada frequência uma arrumação na casa, em que todos devem doar o que não usam mais. Bons momentos do ano para isso são aqueles próximos de datas de aniversário e do Natal.

Aqui em casa sempre faço isso e este mês não foi diferente. Minha filha de 9 anos separou seus brinquedos sozinha, limpou tudinho e já doamos.

E então, vamos doar?

E participe de nossa enquete.

Você faz doação com frequência?

View Results

Carregando ... Carregando ...

Visite o meu site | Facebook | Instagram

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também