Aplicativo desenvolvido para smartphones avalia o som da tosse da pessoa infectada e registra a probabilidade de ser Covid-19.
Novo coronavírus tende a enfraquecer e parecer um resfriado no futuro.| Foto: Bigstock

A Covid-19, com o passar do tempo, poderá parecer um resfriado, com o enfraquecimento do novo coronavírus na medida em que se propague pela população, afirmou a pesquisadora Sarah Gilbert, da Universidade de Oxford, instituição que participou do desenvolvimento da vacina da AstraZeneca.

Siga o Sempre Família no Instagram!

"Normalmente, vemos que os vírus ficam menos virulentos enquanto circulam mais facilmente, e não há razões para pensar que tenhamos uma versão mais virulenta do SARS-CoV-2", disse a cientista, em um seminário realizado pela Sociedade Real de Medicina do Reino Unido.

Segundo Gilbert, a população desenvolverá imunidade, como acontece com outros coronavírus sazonais, que provocam resfriados. "Eventualmente, o SARS-CoV-2 será um desses", disse a especialista, durante o evento.

"O pior já passou"

Opinião semelhante foi dada pelo professor de medicina da Universidade de Oxford John Bell, reconhecido como autoridade no assunto no Reino Unido, em entrevista à emissora de rádio britânica "Times Radio".

"Se você olha a atual trajetória (da pandemia), estamos muito melhor do que há seis meses. Assim, a pressão sobre o sistema de saúde diminuiu, em grande parte. Se você olha as mortes por Covid, tendem a ser de pessoas muito idosas, e não está totalmente claro se a Covid foi a causa de todas", disse o epidemiologista. "Acredito que o pior já passou", completou Bell, que pediu que não seja espalhado pânico nas redes sociais.

Deixe sua opinião