10 fatores

Tirar uma soneca, caminhar e falar com amigos todos os dias reduz morte precoce

  • Por Equipe Sempre Família
  • 31/12/2020 08:50
Entre os 10 fatores modificáveis para evitar uma morte prematura, esses três são os mais curiosos e levam a uma vida longa
Tirar sonecas de até 30 minutos ajuda a evitar morte precoce.| Foto: Bigstock

Sonecas, caminhadas e conversas com amigos. Entre os 10 fatores modificáveis para evitar uma morte prematura, essas três atividades, feitas diariamente, têm a capacidade de levar um indivíduo a ter uma vida mais longa.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Esta é a conclusão do projeto Monitoramento da Universidade de Navarra (Sun), escolhido entre mais de 4 mil estudos e premiado como a investigação mais bem avaliada no XVI Congresso Mundial de Saúde Pública 2020, ocorrido em outubro, em Roma, na Itália.

O trabalho, que envolveu a análise de 10 fatores em 22.094 voluntários, foi feito sobre uma publicação e por pesquisadores da universidade e do Instituto de Saúde Carlos III, liderado por Miguel Martínez-González e defendido pela professora Maira Bes-Rastrollo.

A conclusão, em detalhes, é que se, todo dia, você se reunir com amigos por mais de uma hora, caminhar ou fazer atividade equivalente por pelo menos meia hora, e cochilar por 30 minutos, essas medidas podem reduzir o risco de mortalidade prematura. Isso, claro, se o indivíduo praticar pelo menos sete dos fatores observados (veja a lista abaixo).

“É interessante ver que atos cotidianos e acessíveis, como os incluídos na escala, reduzem substancialmente o risco de morte prematura, independentemente de outros fatores de risco, como hipertensão, diabete ou colesterol alto”, disse Maira à agência da universidade.

Segundo outra autora do projeto, Liz Ruiz-Estigarribia, a escala de fatores pode ser ferramenta prática para promover um estilo de vida saudável e reduzir as mortes prematuras em toda a população. “Os resultados refletem a importância da promoção de estilos de vida saudáveis ​​como pilares da assistência médica e da promoção da saúde”, diz ela.

10 fatores para ter uma vida mais longa

  1. Nunca fume
  2. Realize atividade física moderada ou intensa, equivalente a caminhar diariamente por pelo menos meia hora, ou correr por 2 horas semanais
  3. Siga uma dieta mediterrânea
  4. Tenha um índice de massa corporal saudável, ou seja, menor ou igual a 22 kg/m². O cálculo a ser feito é dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado
  5. Tenha um consumo moderado de álcool, como meio copo pequeno (100 ml) de vinho para mulheres e um copo para homens
  6. Exponha-se pouco à televisão, assistindo menos de 2 horas diárias
  7. Evite beber em excesso, ou seja, nunca mais do que 5 doses seguidas.
  8. Tire uma soneca de 30 minutos por dia, no máximo
  9. Saia ou encontre amigos por mais de 1 hora diária
  10. Trabalhe pelo menos 40 horas semanais
Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.