Baricitinibe é um anti-inflamatório usado em artrite reumatoide e cujos estudos preliminares indicam prevenção a mortes Covid-19.
Baricitinibe é um anti-inflamatório usado em artrite reumatoide e cujos estudos preliminares indicam prevenção a mortes Covid-19.| Foto: Bigstock

Medicamento anti-inflamatório usado no tratamento da artrite reumatoide pode ser indicado para pacientes que desenvolvem formas graves da Covid-19. Os dados são de um estudo preliminar, desenvolvido no Brasil, que demonstraram uma redução em 38% na mortalidade deste grupo. As informações são da Agência Brasil.

Siga o Sempre Família no Instagram!

O medicamento é chamado de baricitinibe, um anti-inflamatório usado contra a artrite reumatoide – doença inflamatória que prejudica as articulações e gera inchaço e dor. Como o coronavírus gera uma atividade inflamatória no organismo nas formas graves da Covid-19, os pacientes com esse perfil podem se beneficiar do efeito anti-inflamatório da substância.

De acordo com Adilson Cavalcanti, infectologista e responsável pelo estudo no Hospital Anchieta, em São Bernardo do Campo, a redução na mortalidade foi demonstrada em uma análise parcial, que comparou dois grupos:

  • Um que recebeu a medicação, além do tratamento padrão, que inclui o uso de corticoides, dexametasona e ventilação mecânica quando necessário;
  • Outro grupo que recebeu todo o tratamento padrão, e o placebo, substância inócua.

O estudo foi patrocinado pela fabricante do medicamento, a farmacêutica Eli Lilly, e foi realizado em 12 centros clínicos no país. Ao todo, participaram mais de 1,5 mil voluntários no Brasil.

Apenas para pacientes internados

A medicação só poderá ser prescrita por médicos que estejam cuidando de pacientes diagnosticados com a Covid-19 e internados, com a necessidade do uso de oxigênio como parte do tratamento, segundo Cavalcanti.

Os pesquisadores avaliaram também qual a ação do medicamento nos pacientes que precisaram de ventilação mecânica. Neste grupo específico, a redução da mortalidade foi de 46% – embora a substância não tenha impedido a evolução da doença para esse estágio.

Uso do anti-inflamatório no Brasil

De acordo com informações da Agência Brasil, a fabricante do anti-inflamatório solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a liberação do uso do medicamento em casos graves da Covid-19, e aguarda a resposta.

Segundo o jornal O Globo, a Anvisa deve se manifestar nos próximos dias, visto que o baricitinibe já tem a aprovação de uso emergencial contra o coronavírus pela agência norte-americana, o FDA, divulgado em 28 de julho.

"Baricitinibe (vendido sob o nome comercial de Olumiant) sozinho está autorizado, agora, para o tratamento da Covid-19 em pacientes adultos e crianças com 2 anos ou mais, hospitalizados e que precisem de oxigênio suplementar, ventilação mecânica invasiva ou não invasiva, ou oxigenação por membrana extracorporal (ECMO)", destaca o documento do FDA sobre a medicação.

Deixe sua opinião