Proteção

Ministério da Saúde publica tutorial para fazer máscara em casa

Após se posicionar contra o uso das máscaras pela população, ministro agora incentiva uso do equipamento, mas somente as feitas em casa

  • Por Adriano Justino
  • 03/04/2020 10:18
Ministério da Saúde divulga tutorial de como fazer as máscaras em casa
| Foto: Bigstock

Na tentativa de evitar a disseminação do novo coronavírus, o Ministério da Saúde mudou o discurso e agora incentiva o uso das máscaras pela população geral, desde que aquelas feitas em casa.

Veja o vídeo novo inserido no site e que pode te ajudar de modo bem simples.

Para tanto, a pasta publicou um tutorial no site de como produzi-las em pano. O foco é barrar a propagação da doença principalmente entre portadores do novo coronavírus que por acaso sejam assintomáticos, ou que não apresentem nenhum sintoma (veja abaixo o vídeo de como fazê-la, usá-la e higienizá-la).

O uso da máscara cirúrgica, aquele mais fina encontrada em farmácias, sempre teve seu uso em massa desmotivado pelo Ministério da Saúde, pois a aquisição desenfreada pela população desfalcaria os hospitais quando a pandemia avançasse e, também, o item não evitaria a contaminação do indivíduo que estivesse usando.

Mesmo a versão em pano continua não protegendo a pessoa que fizer uso, mas sim quem estiver ao redor. Um estudo divulgado pela revista Science demonstrou que 86% das infecções pelo novo coronavírus não foram documentadas na China e, dessas, 55% eram tão contagiosas quanto em pessoas que apresentavam os sinais de febre, tosse seca e falta de ar.

Com relação às máscaras N95, utilizadas em casos de tuberculose, o uso continua totalmente contraindicado pela população em geral, pois são o principal equipamento no atendimento aos pacientes em ambiente hospitalar. Sua compra iria deixar o sistema de saúde sem proteção em médio prazo.

Nesta quinta-feira (2), o Ministério da Saúde publicou um tutorial para fazer a máscara em casa, de pano, com o objetivo de barrar a propagação da doença. "Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos", disse o ministro Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva.

Como fazer a máscara caseira: passo a passo

Segundo o informe da pasta, "para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido. Vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for". Indica-se, inclusive, tecido de algodão, tricoline, TNT (tecido não tecido) ou outros.

Como o tutorial escrito divulgado pelo ministério não é de fácil compreensão, replicamos aqui o modo de fazer sua máscara a partir do site Masks4All, que pode te ajudar mesmo que você não saiba o inglês:

Cuidados

Como usar sua máscara

  • A máscara é individual e não pode ser dividida com ninguém. Cada um tem que ter a sua;
  • Tenha mais de uma, pois você deverá trocá-la a cada duas horas. Depois, troque-a ou tire-a;
  • Retire-a pelos elásticos, nunca pela máscara em si;
  • Ela deve ter ao menos duas camadas de pano;
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Leve sempre uma reserva e um saco para a suja;
  • Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária;
  • Deixe de molho por dez minutos e lave-a com água e sabão.

Veja o tutorial do Ministério da Saúde

Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.