Além de servir de barreira contra disseminação do novo coronavírus, as máscaras – desde que limpas – protegem outras condições.| Foto: Unsplash
Ouça este conteúdo

Para garantir proteção contra a Covid-19, a máscara precisa ser usada corretamente: deve cobrir boca e nariz, ser usada o tempo todo ao sair de casa e precisa ser trocada por uma limpa a cada três horas ou assim que estiver úmida. No entanto, você deve conhecer quem esteja relaxando nas recomendações, passando o dia com a mesma máscara, ou até dias sem lavá-la.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Às vezes a cor do elástico chega a denunciar. Ele começa a ficar encardido, marrom. Não usar uma máscara limpa, além de ser falta de higiene, pode facilitar a infecção pelo novo coronavírus como também causar outras doenças, dermatites e até mau hálito. Por isso, nada de deixar a máscara na mesa, no balcão do bar, na pia do banheiro: o correto é guardá-la em um saco plástico limpo quando não estiver usando.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Imagine que, ao longo do dia, várias gotículas de saliva são depositadas na máscara. Junto com essa saliva, vão bactérias da boca, que se misturam ao tecido e também com a poeira e fuligem do ar.

Máscaras molhadas são menos eficazes contra o novo coronavírus - ou contra qualquer tipo de vírus - porque o microrganismo ganha maior mobilidade dentro das tramas do tecido, sendo mais fácil que alcance o nariz ou a boca da pessoa, e não fique preso entre as fibras, que é o principal objetivo. Além disso, máscaras molhadas tornam o ato de respirar mais difícil, conforme alerta o Centro de Prevenção de Doenças norte-americano.

Publicidade

Para entender melhor os riscos de uma máscara suja, o médico Alberto Chebabo, infectologista do Laboratório Frischmann Aisengart, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e diretor da Divisão Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, explica o que a falta de higiene pode causar.

Infecções respiratórias

Tirando o risco óbvio do aumento da chance de ser infectado pelo novo coronavírus com uma máscara suja, a peça mal higienizada pode aumentar o risco de doenças como pneumonia, gripe e outras infecções respiratórias.

Dermatite e até espinhas

Uma máscara que não é trocada pode acumular bactérias da boca. "Pode causar dermatite sim, por causa da sujeira. Também aumenta a chance de espinhas, porque tem proliferação de bactérias. A máscara entra em contato com a pele e isso pode acontecer. Por isso é importante a troca", orienta o médico Chebabo.

Mau cheiro 

Passar grandes períodos sem fazer uma escovação adequada nos dentes causa mau hálito. A mesma coisa acontece com uma máscara suja. "As bactérias da boca podem se proliferar e o odor pode ficar ruim. Não existe um estudo que comprove que a máscara suja cause cárie, mas continuar com a máscara suja é falta de higiene", esclarece o infectologista.

Saliva e suor

Além da saliva, as máscaras faciais também costumam ficar úmidas facilmente por causa da transpiração – especialmente no verão. Com o tempo, principalmente ao fazer uma atividade física, o suor pode molhar a proteção, que perde sua eficácia. Por isso, a troca da máscara em dias quentes deve ser mais frequente.

Publicidade

Sem fôlego? 

Durante o exercício físico, há quem note um cansaço maior ao usar a máscara facial. Numa atividade como a corrida, ou mesmo num exercício aeróbico, é mais fácil perder o fôlego com a proteção. No entanto, não existe motivo para preocupação.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

"A máscara cria uma barreira, a pessoa transpira através do tecido, e pode levar a um cansaço, a um esforço maior. Conforme o corpo for se acostumando, a máscara passa a incomodar. Com isso, nosso fôlego aumenta", explica o infectologista.

Por isso, antes de pensar em tirar a máscara para respirar melhor durante a atividade física, saiba que a barreira não atrapalha em nada a troca gasosa do pulmão.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]