Os pais devem ficar atentos se a relação dos filhos com os celulares não está extrapolando o limite do aceitável.
Ainda não é possível determinar causalidade entre agressividade infantil e o uso de telas.| Foto: Bigstock

Mesmo quando as crianças passam cinco horas por dia na tela – sejam computadores, televisão ou em mensagens de texto – isso não parece ser prejudicial. É o que meus colegas e eu, na University do Colorado, descobrimos após analisar dados coletados de quase 12 mil participantes no Estudo de Desenvolvimento Cognitivo do Cérebro Adolescente – o maior estudo de longo prazo desse tipo nos Estados Unidos.

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Os participantes incluíram crianças com idades entre 9 e 10 anos, de diversas origens, níveis de renda e etnias. Investigamos como o tempo de tela estava relacionado a alguns dos aspectos mais críticos de suas vidas: sonosaúde mentalcomportamento e amizades.

Nossos resultados, publicados recentemente na revista PLOS One, não encontraram associação entre telas e depressão ou ansiedade de uma criança. Uma maior quantidade de tempo de tela foi associada a relacionamentos mais fortes com seus pares, tanto para meninos quanto para meninas – ambos têm mais amigos do sexo masculino e feminino. 

O uso social da tela pode impulsionar essa associação; videogame, por exemplo, é uma atividade social que parece fomentar mais amizades. O mesmo acontece com as redes sociais e mensagens de texto.

Por que isso importa

As crianças norte-americanas estão passando mais tempo nas telas do que nunca. Os pais muitas vezes se preocupam com o fato de que a tecnologia afeta negativamente os jovens, especialmente aqueles que estão entrando na adolescência – um período crítico de desenvolvimento.

O que ainda não se sabe

Nosso estudo também encontrou correlações negativas: mais tempo de tela previa níveis mais altos de problemas de atenção, sono pior, pior desempenho acadêmico e aumento da agressividade e mau comportamento.

Tomadas pelo valor de face, essas correlações positivas e negativas contrastantes são confusas. O tempo de tela é bom ou ruim?

Talvez nenhum dos dois: ao observar a força das correlações, vemos apenas associações muito modestas. Ou seja, qualquer associação entre o tempo de tela e os vários resultados, bons ou ruins, é tão pequena que dificilmente será importante em nível clínico.

Algumas crianças pontuaram mais baixo do que outras nesses resultados e, outras, mais alto; o tempo de tela explicou apenas 2% da diferença nas pontuações. Isso sugere que as diferenças são explicadas por muitas variáveis, não apenas pelo tempo de tela.

Além disso, nosso estudo é correlacional em vez de causal. A pesquisa correlacional mostra que duas variáveis ​​aparentemente relacionadas não geram necessariamente mudanças uma na outra. A pesquisa causal implica que uma variável causou uma mudança direta na outra.

Por exemplo, descobrimos que adolescentes que passam mais tempo nas telas podem apresentar mais sintomas de agressividade. Mas não podemos dizer que o tempo de tela causaria tais sintomas; em vez disso, talvez crianças mais agressivas recebam dispositivos de tela como uma tentativa de distraí-las e acalmar seu comportamento.

Conclusão: embora os pais devam se certificar de que seus filhos estão usando as telas de maneira apropriada, nossa pesquisa inicial sugere que o tempo prolongado na tela provavelmente não trará consequências terríveis.

Qual é o próximo

Atualmente, não há um limite estabelecido para uma quantidade “aceitável” de tempo de tela. Embora existam diretrizes para crianças mais novas, nada oficial foi definido para adolescentes, por exemplo.

Além disso, nosso estudo não incluiu o uso de tela acadêmica, apenas recreativa. Portanto, era impossível comparar os resultados do uso da tela acadêmica e recreativa.

O Estudo ABCD acompanhará essas crianças até os 20 anos. Pesquisas futuras podem examinar como o tempo de tela pode afetar as crianças ao longo de toda a adolescência, quando é possível que mais sintomas de problemas de saúde mental apareçam. Por enquanto, porém, apenas uma coisa é certa: as telas vieram para ficar.

*Katie Paulich é aluna de doutorado em Psicologia, Neurociência e Genética Comportamental, na Universitade do Colorado em Boulder.

©2021 The Conversation. Publicado com permissão. Original em inglês.

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