Os interessados podem buscar o Programa de Educação Comunitária da Faculdade de Medicina da USP via redes sociais ou e-mail.
Os interessados podem buscar o Programa de Educação Comunitária da Faculdade de Medicina da USP via redes sociais ou e-mail.| Foto: Bigstock

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP estão buscando participantes no Brasil que sejam voluntários para testar uma vacina contra o HIV, vírus responsável pela aids. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Em cooperação com diversos países, o estudo chamado de Mosaico busca o desenvolvimento de um imunizante contra a doença, e está em andamento há cinco anos. A pesquisa já passou pelos testes pré-clínicos, feitos em laboratório, e pelas fases 1 e 2 em seres humanos. Agora, eles buscam voluntários para fase 3.

Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Programa de Educação Comunitária da USP pelo Instagram ou pelo e-mail: agendamento.estudos@gmail.com.

Tecnologia da vacina

A vacina em estudos utiliza a estratégia de vetor para instigar o sistema imunológico a se defender do vírus HIV. Nesta tecnologia, os pesquisadores injetam, dentro de um vírus que não afeta os seres humanos, as informações genéticas para a produção de proteínas características do HIV. Quando a pessoa é vacinada, o corpo aprende a se defender das proteínas do vírus HIV, sem ter que, efetivamente, combater o próprio vírus. As informações são do Jornal da USP.

Nos testes já realizados, os pesquisadores perceberam que tantos os animais testados, quanto os seres humanos voluntários das fases 1 e 2 produziram anticorpos de imunidade. Assim, verificou-se que houve uma instigação do sistema imunológico. Resta saber, porém, se a vacina será capaz de proteger contra a infecção do HIV.

Além do Brasil, a vacina também vem sendo testada em voluntários na África Subsaariana, com um grupo de mulheres cisgêneros heterossexuais e jovens, mas também vulneráveis ao vírus.

Deixe sua opinião