Vacinação em massa da população com a vacina da AstraZeneca/Oxford já reduziu internamentos e casos de Covid-19 na cidade
Vacinação em massa da população com a vacina da AstraZeneca/Oxford já reduziu internamentos e casos de Covid-19 na cidade.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Assim como em Serrana (SP), outra cidade do interior paulista faz parte de estudo de vacinação em massa da população para verificar a efetividade de vacinas anticovídicas. Neste caso, foi a vez de Botucatu, que registrou queda de 71,3% nos casos da Covid-19, seis semanas após começar o estudo clínico que avaliaria a ação do imunizante. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

Siga o Sempre Família no Instagram!

O estudo, realizado pela Unesp com o apoio do Ministério da Saúde e com a prefeitura, avaliou a efetividade do imunizante produzido pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz.

No primeiro dia da imunização em massa, 16 de maio, mais de 65 mil moradores receberam a vacina. Até o momento, 77 mil moradores tomaram a primeira dose. A segunda será aplicada em meados de agosto, após 90 dias.

A cidade registra cerca de 150 mil habitantes. Destes, 106 mil são maiores de 18 anos.

Queda nos casos após vacinação em massa

Não só os casos da doença reduziram, mas também as internações. De acordo com dados divulgados pela Agência Brasil, Botucatu registrou 46% menos pacientes hospitalizados pela Covid-19.

A pesquisa também investigará a eficácia da vacina contra as variantes do coronavírus. Os resultados completos, porém, ainda não foram divulgados.

Deixe sua opinião