Revista científica divulgou retratação da pesquisa por não ter certezas na veracidade dos dados analisados
Revista científica divulgou retratação da pesquisa por não ter certezas na veracidade dos dados analisados| Foto: Bigstock

Dois dias após divulgar um "manifesto de preocupação" com relação aos dados usados em uma pesquisa sobre a hidroxicloroquina e a cloroquina contra a Covid-19, a revista científica Lancet anunciou, nesta quinta-feira (04), que os autores solicitaram a retratação do estudo.

A pesquisa, divulgada no dia 22 de maio, analisava registros médicos de 96 mil pacientes em 671 hospitais em todo o mundo, e indicava riscos de arritmia e de letalidade no uso das medicações em pacientes internados pela Covid-19. Com base nesses resultados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia suspendido temporariamente o braço do estudo Solidarity que avaliava essas substâncias.

As pesquisas associadas à OMS foram retomadas na última quarta-feira (03), logo após o anúncio da revista científica de que os resultados deveriam ser vistos com cautela.

Veracidade das informações

Na justificativa para a retratação, a revista científica indica que vários questionamentos foram levantados com relação à veracidade dos dados e da análise conduzida pela empresa de análise de dados médicos Surgisphere Corporation. Diante disso, a revista anunciou uma auditoria independente que verificaria a origem das informações na base de dados usada pela empresa e a replicação das análises.

No entanto, segundo a Lancet, a empresa não repassou toda a base de dados e demais informações, visto que a transferência violaria os contratos de confidencialidade dos clientes. "Assim sendo, nossos revisores não puderam conduzir uma revisão independente e privada e, portanto, nos notificaram da sua retirada do processo de revisão por pares", explica a revista.

"Com base nessa revelação, nós não podemos mais garantir a veracidade das fontes de dados primárias. Devido a esse desenvolvimento lamentável, os autores solicitaram que o paper fosse retratado."

A revista diz ainda que "nós todos começamos essa colaboração para contribuir de boa fé em um momento de grande necessidade durante a pandemia da Covid-19. Lamentamos profundamente a você, editores e leitores da revista, por qualquer constrangimento ou inconveniência que isso possa ter causado."

Deixe sua opinião