A pesquisa testou apenas seis pessoas infectadas há sete meses, mas há muitas infectadas há até cinco meses, com anticorpos
Pesquisa norte-americana acompanhou 6 mil pacientes infectados.| Foto: Bigstock

Quanto tempo dura a imunidade para o novo coronavírus? Um estudo recente da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, concluiu que os anticorpos, que poderiam evitar um novo contágio, podem ter uma duração de, no mínimo, cinco a sete meses.

A pesquisa, que acompanhou por meses 6 mil pacientes infectados, teve o objetivo de responder uma das maiores dores de cabeça relacionadas à Covid-19, pois que casos de reinfecção têm surgido no mundo (com quadros mais graves e em pacientes que tiveram uma primeira infecção leve) e estudos têm revelado queda da imunidade com o tempo.   

O estudo foi divulgado na terça-feira (20) na publicação científica Immunity. “Nas infecções moderadas, a resposta de anticorpos parece convencional. Os níveis dessas proteínas [que compõem os anticorpos] sobem primeiro, depois caem e estabilizam", disse Deepta Bhattacharya, pesquisador da universidade e coautor do trabalho. Quanto às reinfecções, ele diz que pode acontecer em casos "excepcionais". As informações são da Agência Brasil.

Apesar de a pesquisa conseguir testar apenas seis pessoas infectadas há cerca de sete meses, o pesquisador disse que há muitas infectadas há três, quatro, cinco meses e que ainda têm os anticorpos. "Sabemos que as pessoas que foram infectadas com o primeiro coronavírus da Sars, que é o mais semelhante ao Sars-CoV-2, ainda conseguem estar imunes 17 anos após a infecção", disse ele. "Se o Sars-CoV-2 for parecido com o primeiro, esperamos que os anticorpos durem pelo menos dois anos, e seria improvável qualquer período muito mais curto [do que isso]."

Deixe sua opinião