Todo mundo sabe que fazer exercícios é importante. Isso é dito na TV, no jornal, nas conversas de família e trabalho. Exercitar-se é bom por vários motivos. Para mães é ainda mais importante, não só pelos benefícios físicos que os exercícios trazem, mas para envolver os pequenos na rotina e usar esse momento a favor de um aprendizado divertido, criando assim um bom momento para as crianças fixarem os conteúdos.
Por isso, listamos 5 razões para as mães fazerem exercício junto com seus filhos. Confira:
Diversão em família
Momentos em família estão cada vez mais raros então é bom fazê-los valer a pena. Por isso nada melhor do que se exercitar em família. Certeza de risadas e muita energia gasta.
Desenvolver habilidades motoras
Desenvolver coordenação motora é importante para todas as idades, mas para as crianças é fundamental, já que elas estão no momento propício de desenvolver essas habilidades, ou seja, o que elas fizerem nessa fase vai determinar esse aprendizado para o resto da vida. Coordenação, equilíbrio, locomoção. Os exercícios vão ajudar e muito nisso.
Superar desafios e fracassos
O fracasso é algo que vai acontecer na vida de todos e a atividade física também nos ajuda a trabalhar com isso, ajuda a mostrar que, mesmo após o fracasso, existe uma nova chance. Além disso, a prática de atividade física vai colocar desafios e metas na vida dos pequenos, o que os estimula a serem melhores. Como você estará por perto, pode ensinar uma competitividade que é muito positiva.
Dar exemplo
Você é a referência do seu filho para todas as ações dele, por isso ensiná-lo a ter uma vida saudável é fundamental! Só de treinar na frente dele você já está passando uma ótima mensagem, imagine então envolver a criança nesse treino.
Ensinar a importância do exercício como um todo
Ensinar a importância do exercício como um todo é a chave para que esse exercício se torne um hábito na vida adulta das crianças, da forma mais natural possível.
Mas aí vem a dúvida….como praticar atividade física se não dá tempo nem de cumprir as obrigações do dia-a-dia?
Foi pensando nas dificuldades de quem é mãe, que a especialista em treinamento físico para mulheres e personal trainer Gabriela Cangussú, que também é mãe, criou o programa Mamãe Sarada. O programa contém vídeo-aulas rápidas, de apenas 14 minutos, específicas para as necessidades de mães, focando sempre nos membros do corpo mais afetados pela gravidez, como abdômen, pernas e glúteos.
A ideia inicial era auxiliar as mães a recuperarem o antigo corpo sem precisar frequentar uma academia, mas Gabriela incluiu também dois treinos super especiais com as crianças.
Uma maneira de treinar com as crianças
No Mamãe Sarada, Gabriela apresenta uma maneira muito divertida de se exercitar. Um treino adicional ajuda às mamães a realizarem os exercícios com a presença do próprio filho. O bebê pode servir como um peso, por exemplo, e assim mantê-lo nos braços e pernas enquanto realiza uma série de agachamentos, flexões e abdominais pode ser uma ótima opção para fortalecer os músculos.
Esse treino diferenciado pode ser substituído por qualquer outro da sequência de exercícios do programa, dando os mesmos resultados. A única diferença é que será uma atividade saudável tanto para a mãe como para a criança.
É importante lembrar que seguir as instruções da preparadora física e de um médico é sempre fundamental independente do treino, principalmente para aquelas mães que acabaram de dar a luz.
Interessada? Conheça mais em http://mamaesarada.com/sobre