Monitorar você mesmo sua saúde, ter uma academia em casa e treinar ao ar livre: o impacto da pandemia Covid-19 segue também na prática de exercícios físicos.
Monitorar você mesmo sua saúde, ter uma academia em casa e treinar ao ar livre: o impacto da pandemia Covid-19 segue também na prática de exercícios físicos.| Foto: Bigstock

Monitorar você mesmo sua saúde, ter uma academia em casa e treinar ao ar livre: o impacto da pandemia Covid-19 segue também na prática de exercícios físicos. Isso tem se refletido na mudança da lista anual de tendências que todo ano são apontadas pelo American College of Sports Medicine (ACSM).

Siga o Sempre Família no Instagram!

Para o ano de 2022, o ACSM fez uma pesquisa com 4,5 mil profissionais da saúde, que identificaram que casa vez mais as pessoas usam aparelhos eletrônicos para monitorar a saúde, categorizadas como tecnologias vestíveis, como os smartwatch, por exemplo.

O estudo foi publicado no artigo “Worldwide Survey of Fitness Trends for 2022”, que saiu na edição de janeiro/fevereiro do Health & Fitness Journal® do ACSM. “Os avanços tecnológicos tornaram mais fácil para os usuários coletarem importantes métricas de saúde e trabalhar com profissionais de fitness e profissionais de saúde para desenvolver estilos de vida saudáveis ​​e aumentar a qualidade de vida”, disse o ex-presidente do ACSM Walter R. Thompson, Ph.D., FACSM, ACSM-CEP®, principal autor da pesquisa.

Em seu 16º ano, a pesquisa anual do ACSM ajuda a indústria global de saúde e fitness a tomar decisões de programação e negócios que afetam os consumidores. A pesquisa deste ano avaliou 43 tendências potenciais.

Tendências notáveis ​​incluem academias de ginástica em casa estreando em 2º lugar e exercícios ao ar livre passando para o 3º lugar.

As 10 principais tendências de fitness para 2022 são:

  1. Tecnologia vestível: dispositivos como rastreadores de fitness, relógios inteligentes e monitores de frequência cardíaca que contam os passos e rastreiam a frequência cardíaca, calorias, tempo sentado e de sono, pressão arterial e frequência respiratória.
  2. Salas de ginástica em casa: equipamentos mínimos ou esteiras e bicicletas em casa para eventos individuais ou familiares.
  3. Atividades ao ar livre: inclui caminhadas, passeios em grupo e caminhadas em grupos organizados. Os participantes podem se encontrar em um parque, área de caminhada ou trilha de bicicleta para eventos curtos ou de um dia inteiro.
  4. Treinamento de Força com Pesos Livres: os instrutores se concentram em ensinar a forma correta de exercícios usando halteres, kettlebells, ou bolas de pilates. A resistência aumenta progressivamente à medida que a forma correta é alcançada.
  5. Exercício para perda de peso: usando um programa de exercícios em conjunto com a rotina diária de restrição calórica para perder peso.
  6. Treinamento pessoal: teste de condicionamento físico e definição de metas com um treinador trabalhando individualmente com um cliente para prescrever exercícios específicos para necessidades individuais.
  7. Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT): envolve rajadas curtas de atividade seguidas por um curto período de descanso ou recuperação em uma sessão de 30 minutos (ou menos).
  8. Treinamento com Peso Corporal: usa equipamento mínimo. Não se limitando a flexões e agachamentos, essa tendência permite que as pessoas “voltem ao básico”.
  9. Aulas de exercícios on-line ao vivo e sob demanda: usa tecnologia de transmissão digital para fornecer programas de exercícios individuais e em grupo on-line. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e pode ser uma aula ao vivo ou pré-gravada.
  10. Coaching de Saúde/Bem-estar: integra a ciência comportamental em programas de promoção da saúde e medicina do estilo de vida. Uma abordagem individual e em pequenos grupos fornece apoio, estabelecimento de metas e incentivo.

Impactos da pandemia de Covid-19

“O mundo fitness continua sentindo os efeitos da pandemia. O uso mais difundido de vacinas e nossa necessidade de voltar a um estilo de vida normal estão definitivamente refletidos nas tendências de 2022”, acrescentou Dr. Thompson.

O ACSM também comparou as 20 principais tendências fitness na América do Norte, Austrália, Brasil, China, Europa, México e Espanha. O artigo fornece uma compreensão mais global das tendências de saúde e fitness em diferentes regiões do mundo.

“Com a incerteza contínua da pandemia, entender o comportamento global do consumidor pode ajudar as partes interessadas a criar uma estratégia multifacetada para impulsionar o crescimento dos negócios”, disse Vanessa M. Kercher, Ph.D., ACSM-EP®, principal autora do artigo de comparação global e professor assistente clínico na escola de saúde pública da Universidade de Indiana.

A lista completa das 20 principais tendências está disponível no artigo “Worldwide Survey of Fitness Trends for 2022” com as principais conclusões do ranking global disponível em “2022 Fitness Trends from around the Globe”.

Deixe sua opinião