Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Cultura

Que tal renovar a biblioteca sem gastar nada?

Sites de trocas de livros ajudam a leitores de todo o Brasil a sempre terem títulos novinhos em suas bibliotecas pessoais

Nas últimas semanas muitas pessoas entraram na onda da campanha de doação de livros pelas redes sociais. Para participar, quem entra precisa mandar um livro para a criança indicada na rede e levar outras seis. Cada uma dessas deverá mandar o livro para uma outra criança que está na fila. Mas a brincadeira pode não dar muito certo, já que ela funciona num esquema de pirâmide e, se alguém quebrar a corrente, os outros deixarão de ganhar.

Felizmente existe uma outra forma de ganhar novos livros na internet: os sites de troca. Dessa forma, é possível renovar sua estante sem gastar. No Brasil existe uma série de sites que permitem criar perfis para trocas. O sistema funciona basicamente da seguinte forma: você monta uma lista de livros que possui para trocar e outra dos que gostaria de ter; quando um usuário solicitar um dos seus títulos, você o envia pelo correio e disponibiliza o código de rastreamento; quando o livro chega ao destinatário, a pessoa registra o recebimento no site e o usuário ganha um ponto para solicitar outro livro.

Confira alguns sites e boa leitura:

Livra Livro

No Livra Livro, você faz um cadastro e escolhe o tipo de plano que deseja. Gratuitamente você pode trocar uma obra por vez. A cada livro trocado você acumula pontos e com eles solicita outros títulos. O site permite ainda receber alertas de livros para troca pelo Facebook e Twitter.

Skoob

A Skoob se considera a maior rede social sobre literatura do país. Dessa forma, além de trocar os livros, você pode fazer amigos e trocar ideias e opiniões. Após se cadastrar, a pessoa monta sua estante de livros em busca de títulos. O espaço permite ainda que você classifique e faça resenhas daqueles que leu.

BookMooch

No BookMooch a troca também vale pontos. Se quiser, você também pode doar seus livros para instituições cadastradas, como hospitais infantis. É uma comunidade internacional e, por isso, tem opções de literatura estrangeira.

Bookcrossing 

O conceito do BookCrossing é um pouco diferente. A ideia é disponibilizar livros em locais públicos para serem encontrados e lidos por diferentes leitores, que deverão fazer o mesmo depois. Hoje ele está presente em 132 países, com quase 11 milhões de livros registrados e 2,5 milhões de membros. Você não é obrigado a se registrar, mas ao fazê-lo tem direito a participar de fóruns, registrar seus próprios livros, entre outras atividades.

Leia também