Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

Quais habilidades ensinar às crianças para que sejam adultos autossuficientes

Questões como gerenciamento de tempo e dinheiro, ou mesmo a manutenção do ambiente em que vivem, podem ser ensinadas às crianças quando ainda são pequenas

Não espere até que seus filhos cheguem à adolescência para ensinar algumas habilidades para eles. Mesmo ainda pequenas, é importante aproveitar para ensinar algumas coisas que podem auxiliá-los no futuro. São questões como gerenciamento de tempo e dinheiro, ou mesmo a manutenção do ambiente em que vivem. Aqui, sugerimos 11 habilidades de como utilizar atividades do dia a dia da família, para se tornarem lições práticas que os pequenos vão usar ao longo da vida.

1. Tomar decisões

Comece incentivando-o a tomar boas decisões. Essa é uma habilidade de vida que toda criança deve começar a aprender ainda jovem. Comece com as decisões básicas, como chocolate ou sorvete de morango, meias azuis ou meias brancas, ir de ônibus ou de metrô. Quando as crianças atingem a idade escolar primária, elas podem começar a aprender sobre as recompensas de boas decisões e as consequências de más decisões. Ajude-o a pesar suas opções, avaliar os prós e contras das decisões tomadas e deixe que ele tome a decisão final para ver como as coisas funcionam.

2. Ser cuidadoso com a saúde e higiene

Seus filhos nunca são jovens demais para começar a aprender sobre saúde e higiene. Em um dia a dia agitado, os pais sempre dizem aos filhos que tomem banho, escovem os dentes, lavem as mãos e troquem a roupa de baixo. Mas nunca lhe dizem o motivo . Explique o motivo pelo qual a saúde e a higiene sempre serão partes cruciais da vida. À medida que seus filhos começarem a compreender a importância dessa habilidade, crie um quadro em que cada uma das tarefas será sinalizada quando forem completadas. Ao longo do tempo, quando esses hábitos já tiverem sido estabelecidos na rotina deles, retire o quadro.

3. Gerenciar o tempo

Todo pai sabe o quanto é importante o gerenciamento do tempo, para manter a família no caminho certo. Mas também é importante para as crianças começarem a aprender lições de gerenciamento do tempo. Não é só ensinar as crianças a ver as horas em um relógio, é dizer-lhes que é valioso ser pontual, e que tarefas feitas em tempo não se tornam fardos em um momento de descontração.

4. Preparar suas próprias refeições

Até as crianças mais novas podem aprender a preparar uma refeição na cozinha. Claro que não um jantar com cinco pratos, mas você pode ensinar como se prepara um lanche e aproveita para ensiná-lo a usar o microondas. Com essa prática, seu filho se torna mais confiante na cozinha e pode até preparar um lanche quando estiver com fome

5. Gerenciamento de dinheiro

Ensine seus filhos a gerenciar o dinheiro, para que eles possam aprender como economizar, como gastar com sabedoria, e compreender o cartão de crédito não quer dizer que ele tem dinheiro extra ou de graça. A gestão do dinheiro é algo que muitos adultos têm dificuldades. Portanto, a infância é a hora perfeita para começar a ensinar seus filhos sobre o dinheiro, sua importância e como administrá-lo. Assim, eles estarão mais bem preparados quando começarem a ganhar seu próprio salário.

6. Manter as coisas limpas e organizadas

Às vezes é mais fácil para os pais fazerem todas as tarefas domésticas. Mas pense que este é um momento para ensinar os filhos a manter a casa limpa, porque se na vida adulta eles forem morar sozinhos ou mesmo quando se casarem e tiverem suas próprias casas, terão que saber cuidar do ambiente em que vivem. Defina um cronograma de limpeza diária para tornar a limpeza e organização uma tarefa diária das crianças.

7. Lavar e cuidar de suas roupas

Se você tem filhos, tem muita roupa. Ensinar seus filhos a lavar, dobrar e arrumar suas roupas não é apenas uma habilidade de vida que os ajudará no futuro, mas também ajudará você no presente. Quando a roupa sai da secadora, você pode mostrar como dobrar as roupas e guardá-las. Muito em breve, eles estarão cuidando de todas as suas roupas por conta própria.

8. Pesquisar antes de comprar

Ensinar as crianças a serem compradores espertos é fundamental para criar adultos que saibam dar valor ao dinheiro que recebem mensalmente. Leve seu filho junto para pesquisar o valor de determinado brinquedo que ele quer. Mostre como é comparar o valor sugerido em uma loja e em outra, e fazer uma análise dos preços.

9. Fazer seu pedido em um restaurante

Como pais, vocês tendem a fazer os pedidos dos filhos em restaurantes, apenas para facilitar as coisas e deixar tudo mais prático. No entanto, experimente deixar que os filhos façam um pedido para eles mesmos. É algo divertido para eles e gera confiança. Muitos restaurantes têm imagens no menu infantil, de modo que os pequenos podem começar apontando o que desejam comer.

10. Se arrumando para sair

As crianças podem aprender como se preparar sozinhas para sair, ainda que sejam pequenas. Uma ideia é deixar que eles escolham as roupas que usarão no dia seguinte, antes de irem para a cama. Também, colocar apenas duas opções de roupas para que na manhã seguinte eles tenham mais facilidade na hora de se vestir, funciona.

11. Fazer pequenas manutenções em casa

As crianças gostam de ser ajudantes e há sempre uma manutenção leve em torno da casa. Tarefas fáceis incluem mostrar-lhes como trocar o papel higiênico ou arrumar o lixo lá fora, por exemplo. As crianças mais velhas podem aprender a trocar a lâmpada de uma luminária ou o saco do aspirador.

Com informações de Very Well Family

 

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também