Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock
Crédito: Bigstock
Pais e filhos

Precisa mesmo descansar nas férias?

Entenda por que uma pausa na rotina pode fazer diferença para seus filhos

O período de férias escolares pode ser encarado como uma quebra importante na rotina, quando a criança tem mais liberdade para dormir, ou mesmo aproveitar o tempo sem fazer nada. Para muitos pais isso pode parecer ruim, pois as crianças saem um pouco do controle e a agenda fica totalmente livre. Mas saiba que as férias podem ser um período com atividades diferentes e relaxamento para as crianças.

Para a pedagoga e supervisora de educação infantil e ensino fundamental, Fabiola Vidal, essa parada é muito importante. “Eles passam cerca de 200 dias em sala de aula, com rotina puxada, tarefas para fazer e horários para cumprir. É muito saudável parar no período de férias para viajar, visitar parentes e amigos, brincar à vontade e ficar mais próximo dos pais”, conta Fabiola. Isso porque, durante o período escolar, muitas vezes os pais veem os filhos poucas horas por dia, principalmente os que passam o dia todo na escola.

Atividades variadas

Mas como aproveitar realmente este período? A sugestão é diversificar as atividades para que a criança não passe as férias inteiras no vídeo game ou na frente da tevê. “O ideal é conversar com a criança, ouvir dela quais atividades ela gostaria de fazer e, assim, programar a semana”, completa Fabiola. Para a pedagoga, é fundamental que os pais façam um esforço para curtir um pouco das férias com os filhos. “Se for possível negociar no trabalho para sair mais cedo, ou mesmo ir apenas meio período, será excelente. Mas, mesmo trabalhando o dia todo, os pais precisam se dedicar ao lazer com a criança. Ir ao cinema, jantar fora e programar passeios aos finais de semana são ótimas opções.”

Confira outras dicas para que as férias sejam especiais para você e, principalmente, para as crianças:

  • Ouça seu filho: muitas vezes ele quer programas diferentes dos que você planejou. Pergunte a ele o que ele quer fazer.
  • Aproveite o tempo na cozinha para estar com seus filhos. Eles gostam muito de ajudar e pode ser um tempo especial juntos.
  • Procure conhecer seu filho e saber o que o faz feliz. Períodos de refeição, passeios e atividades são ótimas oportunidades para estabelecer diálogo e fazer seu filho se sentir amado.
  • Mesmo que você precise trabalhar o dia todo, programe passeios à noite. Como seu filho está de férias, não será um problema ele acordar mais tarde no dia seguinte.
Leia também