Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Divulgação/ GTX Corp
Divulgação/ GTX Corp
Tecnologia

Palmilha com GPS rastreia pessoas com Alzheimer e outros problemas mentais

O produto não é apenas um chip instalado em um solado, mas um "minúsculo celular dentro do sapato”, que usa a rede de telefonia móvel celular para se comunicar

Idosos com Alzheimer e adultos ou crianças com problemas mentais podem ser perder com facilidade, diante da fragilidade de sua memória. E ainda que tenham por perto familiares e profissionais capacitados para seu cuidado, essa é uma situação que pode acontecer. Por isso, uma empresa norte-americana criou uma palmilha inteligente, com GPS, para contribuir com o monitoramento de pessoas nessas condições.

Ao iniciar o projeto do Smart Sole, em 2002, a preocupação da GTX Corp, era oferecer uma solução para que quando essas pessoas ficassem sozinhas, acabassem se perdendo ao sair sem rumo pelas ruas. “Nossa inspiração foram as milhões de pessoas com Alzheimer, demência, autismo e traumas cerebrais que possuem problemas de memória”, diz no site da empresa o CEO da marca, Patrick Bertagna.

Claro que há 17 anos a tecnologia para o desenvolvimento do Smart Sole e a maneira como ele seria disponibilizado à sociedade parecia um tanto complicado. Felizmente, com a febre dos smartphones pelo mundo, os sistemas de geolocalização e monitoramento se tornaram mais populares, facilitando o aprimoramento do produto.

Funcionamento

A GTX Corp explica que o produto não é apenas um chip instalado em uma palmilha, mas que é “um smart soleminúsculo celular dentro do sapato”, que usa a rede de telefonia móvel para se comunicar. Por isso ele pede como pré-requisitos básicos ao seu funcionamento, que o usuário tenha uma conta de telefonia móvel e que recarregue o Smart Sole diariamente.

Além disso, os responsáveis pela pessoa que está usando o sapato com a palmilha especial só podem monitorá-lo em tempo real utilizando um login e senha. E ela é avisada por meio de e-mails e SMS, caso o usuário saia da área de monitoramento.

O produto pode ser encontrado em vários tamanhos e se encaixa na maioria dos sapatos. Outras empresas aprovaram o recurso e ele já pode ser encontrado até mesmo vendido juntamente com o sapato, como é o caso dos calçados da empresa japonesa Wish Hills .

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também