Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

Pais podem estimular a autonomia nos filhos com pequenas tarefas diárias

Arrumar a cama, recolher os brinquedos após brincar ou administrar o dinheiro que recebe como mesada, são valiosas lições para as crianças

Você não pode exigir das crianças que elas façam determinadas atividades sozinhas, ou sejam proativas em algumas situações como os adultos, sem primeiro dar a elas uma noção de como fazerem isso. Incentivar essa autonomia e responsabilidade nos filhos deve ser uma iniciativa dos pais e isso pode acontecer de uma maneira bem simples, por meio de tarefas rotineiras como arrumar a cama, ajudar a secar a louça e mesmo administrar o dinheiro que recebe como mesada. Separamos aqui algumas dicas de Damian Montero, para que você, pai e mãe, possa trabalhar essas habilidades em seus filhos:

1. Ensine a fazer a gestão da mesada

Se em sua casa vocês costumam dar a mesada às crianças, mostre-os a importância de cuidar bem desse dinheiro. É importante que eles compreendam que não devem gastar tudo de uma vez só com determinado item de desejo, e que se isso acontecer eles perderão no futuro a oportunidade de adquirir outra coisa tão boa quanto. Gastar mais do que se ganha, nem pensar!

2. Fazer a cama

Essa deve ser uma das primeiras responsabilidades que as crianças devem assumir. Parece um ato simples, mas se elas arrumam as próprias camas pela manhã, a rotina da casa funciona melhor. Mostre ao seu filho a importância dessa contribuição para o bem-estar de todos e o quanto ele parece responsável quando faz isso sem que ninguém peça. Esse reconhecimento o deixará orgulhoso de si e mais motivado a contribuir, mostrando que já tem certa independência.

3. Preparar a mochila da escola

Quanto mais cedo a criança aprende que a mochila escolar é sua responsabilidade, mais cedo ela vai compreender que é preciso separar um tempo para organizar esse item de sua rotina. Os pais podem ajudar perguntando se precisam de algo especial para uma atividade específica, mas é dever delas cuidar dos itens que devem ser levados diariamente ou em dias de tarefas especiais. Inicialmente os pais podem verificar se tudo está como deveria, se nada tem ficado em casa e etc., mas elas precisam ter essa noção de responsabilidade com o que é seu.

4. Recolher seus brinquedos

É sempre uma guerra: espalhar os brinquedos pelo chão, as crianças fazem com gosto, já recolher… Os filhos precisam compreender que depois do lazer há uma dose de obrigações. Realmente não é fácil fazer com que eles entendam essa relação, mas mostrar que aqueles itens são de sua responsabilidade e apresentar seus brinquedos como tesouros que devem ser guardados com carinho, pode ajudar.

5. Higiene pessoal

Comece ensinando seu filho a importância de lavar as mãos antes de cada refeição. A escola certamente reforçará essa questão. No banho, inventem uma música com o check list diário de tudo o que deve ser limpo debaixo do chuveiro. Eles vão querer fugir do banho algumas vezes? Vão. Mas fazer com que isso seja mais divertido talvez os estimule a não sair correndo sempre. Diga ao seu pequeno que é ele quem deve se cerificar de que tudo está bem limpo antes de colocar a roupa limpa.

Os passos acima não são mágicos, claro. E pode ser que nem todas elas possam ser aplicadas em sua casa. Mas a repetição pode levar à perfeição e quando menos imaginar seu filho terá criado um senso de responsabilidade e autonomia importantes para seu desenvolvimento. Por isso, criar uma rotina com as atividades acima pode ajudar. E cada vez que ele tiver êxito em alguma dessas tarefas, habitue-se a parabeniza-lo e a encoraja-lo a seguir em frente.

 

***

Recomendamos também

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também