Mesmo quando nossos filhos ou netos nos veem desestabilizados, é possível ponderar e ensinar algo a eles.
Mesmo quando nossos filhos ou netos nos veem desestabilizados, é possível ponderar e ensinar algo a eles.| Foto: Bigstock

Não é novidade que os adultos são exemplo para as crianças e adolescentes. É no comportamento das pessoas próximas que eles se espelham, é observando como os pais lidam com suas questões que eles aprendem a lidar com as suas emoções.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Mas todos somos humanos e passíveis de erros. E ainda que tenhamos como meta de vida desenvolver a virtude do autocontrole, em algumas ocasiões pode acontecer de perdermos a compostura diante de uma situação que no acontece. E pior: as crianças e adolescentes de nossa família, sejam filhos ou netos, podem ver essas explosões e tomarem para si como algo a ser incorporado às suas atitudes habituais.

Entretanto, uma mãe de trigêmeos mostra que mesmo quando isso acontece, é possível tirar algum ensino. Carrington Cunnington é uma das colaboradoras do site norte-americano iMom e conta que recentemente passou por uma experiência destas, em que os filhos a viram perder o controle e quebrar alguns utensílios da cozinha. "Como mães, é doloroso admitir que perdemos a calma perto de nossos filhos. Todos temos consciência de sermos observados e julgados como pais", relata ela em um artigo.

Apesar da situação em que se encontrava, ela ponderou sobre como usar aquilo a seu favor. Então, transformou a situação em uma oportunidade de crescimento para os filhos. "O que é bonito, é que nossos momentos de fraqueza ​​podem levar a um tempo de profundo aprendizado". A partir daí ela elencou quatro dicas para "transformar um limão em uma limonada":

  1. Recuperação: crianças e adolescentes precisam saber que é possível se recuperar dos maus momentos. Ver os pais ou avós perdendo o controle é assustador, mas vê-los se recuperarem é algo que marca os corações deles também. Isso ensina muito sobre perdoar os outros e se perdoar também, e são habilidades necessárias para a vida toda.
  2. Empatia: jamais você deve colocar nos filhos o papel de serem os pais da casa, tendo que acalmá-lo em momentos de frustração. Isso não cabe às crianças ou adolescentes. Mas em um momento em que eles veem que você não está bem, podem aprender sobre empatia e compaixão. Toda a família ganha quando seus membros sabem que podem ser apoiados uns pelos outros.
  3. Humildade: pode ser que o evento em si não tenha machucado elas. Mas apesar de não haver marcas físicas, o susto pode causar marcas emocionais. Pedir perdão aos filhos e netos não é um sinal de fraqueza, como pode parecer, mas é uma fortaleza quando você mostra que reconhece seus erros e é humilde. "Esses momentos mostram profundo respeito por nossos filhos e permitem que seu respeito e confiança por nós também cresçam", diz Carrington.
  4. Vulnerabilidade: recentemente falamos aqui no Sempre Família sobre a importância de sermos vulneráveis no casamento, porque essa disponibilidade em mostrar nossas imperfeições, nos torna mais fortes. Da mesma forma, mostrar sua vulnerabilidade às crianças e adolescentes cria um ambiente seguro para que elas também possam se expor quando necessário. "Quando explicamos nossos sentimentos negativos para crianças com idade suficiente para entender, nos tornamos acessíveis a elas", finaliza a autora.
Deixe sua opinião