Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Casamento e Compromisso

O que é a terapia de casal e quais os benefícios

Na terapia, marido e mulher têm a oportunidade de expressar as preocupações em relação ao outro, sem ouvir críticas, e compreender melhor a situação em que o casal vive

Casamento é a união de duas pessoas que se amam, mas que têm suas ideias e opiniões diferentes. E por mais que haja um sentimento maior acima de tudo, os desentendimentos são naturais – mas o excesso deles não. Alguns casais podem entrar em um ciclo vicioso de discussões, não conseguindo mais resolver por si só seus conflitos. Quando os amigos mais próximos e a família já não podem ajudar, a terapia de casal pode ser uma opção.

Na terapia, o marido e a mulher têm a oportunidade de expressar suas preocupações em relação ao que estão vivendo e quanto ao outro, sem ouvir críticas. Por conta de sua posição de neutralidade, o terapeuta está ali para ouvir as razões de cada um e aconselhar quanto à resolução dos problemas. Veja como a terapia de casais pode ajudar a acalmar conflitos:

Muda a dinâmica do relacionamento

O terapeuta tentará entender tanto marido quanto mulher, para então analisar como eles estão funcionando juntos. Por meio da terapia, o casal perceberá que a causa raiz de um problema nem sempre tem relação com a outra pessoa. Um exemplo bastante comum de conflito entre casais é a questão financeira. O terapeuta pode ajudar o casal a entender que o déficit financeiro familiar é a causa raiz de seus conflitos. Depois disso, ele pode sugerir que o casal trabalhe junto para derrotar esse inimigo comum, em vez de culpar um ao outro sem resolver a questão.

Ensina ambos a entender a linguagem de amor do outro

Pessoas demandam e oferecem amor de maneiras diferentes. Dentro de um relacionamento, é imprescindível que ambos compreendam as peculiaridades da linguagem de amor do outro. Além disso, os homens anseiam pelo respeito e as mulheres precisam de afeição. Distúrbios surgem quando este equilíbrio é alterado e quando não há o entendimento da necessidade de amor do outro. Os terapeutas, então, também garantem que o casal encontre uma maneira de resolver esses conflitos de forma construtiva.

Ajuda a criar um lugar seguro para mostrar vulnerabilidades

Os casais geralmente evitam ser verdadeiros uns com os outros por medo de serem julgados ou rejeitados. Esses casais emocionalmente distantes correm um risco maior de se separar. A terapia de casais ajuda-os a superar o medo e expressar seu verdadeiro eu. Então, o terapeuta procura entender por que os parceiros estão retendo emoções e ajuda a criar a atmosfera certa para a abertura.

Você fala mais briga menos

Comunicação eficaz é a solução para muitos conflitos entre parceiros. Por exemplo, se você não gosta da maneira como seu parceiro cozinha, então você pode se juntar a ele e explicar como prefere as coisas, em vez de criticar ou se comparar. Com a terapia, os casais passarão a analisar a forma como abordam determinados assuntos.

Apresenta o melhor de cada um

Não importa o número coisas negativas que você percebe no seu parceiro, você não pode negar que há pontos positivos também. Não fosse assim, vocês não teriam se apaixonado e iniciado um relacionamento. A terapia de casais irá ajudar a encontrar os pontos fortes de cada um e incentivar os parceiros a se incentivarem a melhorar. Se você vê que seu parceiro é ótimo em negociar o valor de produtos e serviços, chame-o sempre para ajudar nessa questão. É certo que ele se sentirá mais valorizado e passará a perceber aquilo que você também de melhor.

Com informações de Mom Junction

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também