Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Foto: reprodução/YouTube
Foto: reprodução/YouTube
Pais e filhos

Nova Barbie grava conversas e preocupa pais nos EUA

Boneca será lançada com sistema que a faz conversar com crianças e registra tudo num banco de dados

Uma inovação na boneca Barbie têm preocupado pais e entidades em defesa da infância nos Estados Unidos. A Mattel, fabricante do brinquedo, promete para ainda este ano o lançamento da Hello Barbie, uma versão da boneca dotada de um sistema que a permitirá conversar com a criança, literalmente. O modelo é inspirado no que já ocorre hoje em aparelhos da Apple dotados do sistema Siri, uma espécie de inteligência artificial que interage com o usuário.

O assunto foi destaque no suplemento The New York Times, publicado pela Gazeta do Povo nesta terça-feira. A reportagem informa que a maior preocupação dos críticos está no recurso de gravação de áudio que a boneca trará. O grupo Campaign for a Commercial-Free Childhood (“Campanha para uma Infância Livre de Comerciais”), de Boston, pediu ao fabricante que não lançasse a versão falante da boneca, alegando que as gravações de voz seriam como “escutar atrás da porta” e poderiam ser usadas para explorar os sentimentos mais íntimos da criança.

Nicole A. Ozer, representante de outro grupo crítico, a União Americana de Liberdades Civis do Norte da Califórnia, também expõe suas questões. “Vai ser uma daquelas bonecas de dar medo que grava o que se passa na sua casa sem ninguém saber? O que fica registrado? Quanto tempo isso fica armazenado? Com quem pode ser compartilhado?”.

A iniciativa da empresa, no entanto, tem recepção positiva em parte da comunidade acadêmica. “Pode ser uma iniciativa revolucionária para facilitar o aprendizado infantil”, especula Sandra L. Calvert, diretora do Centro Infantil de Mídia Digital da Universidade Georgetown, mas acrescenta.

Leia a íntegra da reportagem no site da Gazeta do Povo.

Veja um vídeo que mostra como funciona a nova Hello Barbie.


***

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva para nós e dê sua opinião!

Curta nossa página no Facebook e siga o perfil do Sempre Família no Twitter.

Leia também