Bigstock| Foto:

A população mundial envelhece em um ritmo crescente, fazendo emergir previsões como a de que em 2040 haverá pela primeira vez mais idosos do que crianças no planeta. Enquanto existem fatores muito positivos por trás disso, como o aumento global da expectativa de vida, essa inversão também se deve ao preocupante problema dos baixos índices demográficos em países desenvolvidos.

CARREGANDO :)

Quase metade dos países do mundo está em crise de natalidade. Por que isso é ruim?

“Embora as causas da diminuição da fertilidade no mundo sejam complexas, algumas já foram identificadas por demógrafos e várias são de ordem cultural, psicológica e moral”, afirma o professor Ángel Luis Toledano, que estuda o problema do envelhecimento demográfico à luz da doutrina social cristã. Em seu livro Hacia el equilibrio de la población mundial, Toledano elenca 11 fatores relacionados à queda da fertilidade. São elas:

Publicidade

 

01) A existência de uma mentalidade geral desfavorável ao casamento e uma idade mais tardia para se casar, junto com a difusão de novas formas de relacionamentos fora do casamento e o forte aumento dos divórcios.

02) O aumento no número de mulheres que trabalham fora de casa, sem a implementação de medidas que conciliem trabalho e vida familiar.

03) A ausência ou o atraso dos diversos governos em implantar políticas familiares que corrijam os desequilíbrios demográficos que várias regiões do planeta constatam há décadas.

04) A propagação de um pessimismo antropológico na sociedade industrial, fruto do individualismo e da competitividade.

Publicidade

05) A mudança de mentalidade em relação ao lugar da paternidade e da maternidade entre as prioridades de nossas aspirações.

06) A difusão irresponsável e o recurso sistemático às modernas técnicas contraceptivas, à esterilização e ao aborto.

07) O ambiente cultural materialista, que favorece quase que somente o progresso econômico, técnico e científico, desconhecendo a dimensão espiritual das pessoas e seu progresso moral.

08) A desvalorização secularista da proposta humanizadora e transcendente das diversas religiões.

09) A implantação de processos sociais individualistas que não levam em conta a dimensão social e comunitária das pessoas.

Publicidade

10) Determinado conceito de desenvolvimento em que o foco está em muitos anos de formação acadêmica, a incorporação das mulheres no mercado de trabalho, a mudança da estrutura da autoridade na família, o modo urbano de viver e outras aspirações legítimas, em vez da formação de famílias.

11) A situação de crise econômica e social em diversos países.

 

*****

Recomendamos também:

Publicidade

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Publicidade