Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

Nada de TV! Veja 10 atividades para não deixar as crianças paradas nas férias

Brincadeiras simples que podem preencher o dia dos pequenos e aproximá-los ainda mais dos pais

É preciso ser criativo para cuidar das crianças durante as férias. Acostumadas à rotina da escola, cheias de atividades e colegas para brincar, quando os dias de ficar em casa chegam é com os pais que fica a responsabilidade de entretê-las. Durante este período é interessante mesclar atividades lúdicas com outras que exercitem o corpo e a mente das pequenas, para que elas não percam o ritmo que já têm. Aqui vão algumas dicas simples para que você aproveite esse tempo precioso em família.

1 – Brincadeiras da sua infância: nem todas as crianças têm contato com as brincadeiras que te faziam cansar e rir quando pequeno. Montar uma amarelinha na calçada, ensinar a pular elástico ou corda, fazer bolinhas de sabão ou mesmo soltar pipa. São atividades que vão fazer com que você recorde a infância e que seu filho certamente irá gostar.

2 – Andar de bicicleta, patins ou skate: coloque tudo no carro e vá para um parque da cidade com ciclovia ou espaço para patins e skate. Se seu filho for pequeno, é uma excelente oportunidade de ensinar a ele essas atividades e com certeza elas vão render bastante história para a volta às aulas. Talvez ela até tome gosto por um novo esporte que pode ser  incorporado à rotina dela depois.

3 – Massinha de modelar ou argila: se você não pode comprar as caixinhas de massinhas de modelar pode fazer a sua. Na internet é possível encontrar várias receitas que são feitas com farinha, sal, óleo, água e corante. Simples e rápido! Já a argila você precisará comprar, mas o material te dará a opção de após a secagem, pintar o “produto” criado e até mesmo deixar de recordação das férias

4 – Guerra de balões d’água: se na sua cidade as férias de julho são bem quentes, MARAVILHA! Compre alguns balões coloridos, encha-os de água e promova uma batalha de risadas no quintal de casa. Você pode convidar alguns amiguinhos do seu filho, montar times e começar a festa.

5 – Mini horta: que tal ensinar seu filho sobre como alguns alimentos que ele vê na mesa todos os dias nascem? Pode ser em garrafas pet ou vasinhos, caso você more em apartamento, ou num cantinho do quintal com bastante terra. Compre algumas sementes no mercado e juntos plantem, para acompanhar a evolução das plantinhas

6 – Oficina de pipas: papel de seda colorido, palitos, cola e fio, é o que você basicamente precisa para montar sua pipa. Na internet é possível encontrar o passo a passo para montar esse divertido brinquedo. Aí é procurar um lugar que não tenha barreiras como fios de luz, por exemplo, torcer para que além do sol tenha bastante vento, e aproveitar a tarde.

7 – Turista em sua própria cidade: aproveite para levar seu filho para conhecer pontos turísticos da cidade. Lugares históricos onde ele possa conhecer mais do lugar onde vive, parques onde seja possível conhecer mais sobre a flora local, o zoológico municipal para que ele veja alguns animais que às vezes ele só conhece por fotos ou mesmo a internet. Um dia para que ele possa guardar na lembrança.

8 – Oficina de dobradura: com alguns papéis coloridos vocês podem montar uma grande oficina de origamis. Vários sites, como este, ensinam como fazer dobraduras super criativas!

9 – Noite do pijama: convide alguns amigos dos seus filhos para uma noite em casa. Comida diferente, guolseimas, história ou filmes, e um grande acampamento na sala podem fazer a noite ser muito especial!

10 – Gincana: passe uma tarde com os amigos das crianças em casa e promova uma divertida gincana. Brincadeiras como corrida de saco, ovo ou limão na colher, resolver uma simples conta matemática e responder a perguntas em uma disputa de Torta na Cara, podem compor um circuito.

Leia também