Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Pais e filhos

8 livros para ler durante a gestação

Conhecimento ajuda a lidar com as transformações que acontecem no corpo da mulher e na vida da nova família que se forma com o nascimento de um bebê

Positivo! É com este resultado que a vida ganha um novo sentido para quem deseja ter um bebê. A gravidez, especialmente a primeira, costuma ser rodeada de medos, inseguranças e incertezas, para a mãe e o para o pai também. Uma das formas de enfrentar as mudanças que vão acontecer a partir deste momento é obter todas as informações possíveis sobre a gestação, o pós-parto e as situações que os pais enfrentarão após o nascimento do bebê.

Para a ginecologista e obstetra Juliana T. Alzuguir Snel Corrêa, do complexo médico Americas Medical City, ler é essencial para ajudar as grávidas a lidarem com a insegurança e as incertezas que permeiam a chegada do bebê e é importante para os maridos compreenderem o que as esposas estão passando e acompanhar de perto esta nova etapa.

Não é só instinto: é importante estudar para ser pai e mãe

“Eu acho que a mulher sente muito porque é uma transformação no corpo, há uma série de restrições, modificações no estilo de vida, tudo isso antes mesmo do bebê chegar. A importância de ler para a mãe é aprender a lidar com o que está acontecendo e entender cada fase para ter mais segurança”, afirma.

Já os pais devem buscar informações para participar de maneira ativa desse momento. Com conhecimento, será possível apoiar a mãe e amenizar as tensões em situações difíceis durante a gravidez e após o nascimento. “O pai pode fazer massagem para diminuir as cólicas, ajudar a cuidar do bebê durante crises de choro e revezar com a mãe os cuidados durante a madrugada, por exemplo. A gravidez é um projeto do casal, tem que ter parceria. E se informar ajuda a entender o que a mulher está vivendo, já que para ele é tudo mais abstrato”, destaca.

Livros ajudam antes, durante e depois da gravidez

Juliana explica que a literatura na gravidez se divide em tópicos como as transformações do corpo, o desenvolvimento do bebê e como lidar com as mais variadas situações que ocorrem após o nascimento. Para ajudar os pais que não sabem por onde começar, a médica separou algumas sugestões de leitura:

1. O que esperar quando você está esperando – Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Considerado uma espécie de guia, este livro aborda desde o planejamento da gravidez até o pós-parto. A obra explica as transformações mês a mês do que está acontecendo com o corpo e o bebê passo a passo. Encontre o livro aqui.

2. Os segredos de uma encantadora de bebês – Tracy Hogg e Melinda Blau

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste livro, as autoras apontam as principais dificuldades dos pais e esclarecem dúvidas sobre como lidar com o bebê e o que fazer em determinadas situações. Os textos contribuem para deixar os pais mais tranquilos em momentos de dificuldade. Encontre o livro aqui.

3. Marinheira de Primeira. Um guia prático para os primeiros cuidados com seu bebê –  Olivia Bernardes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Este é realmente um guia prático com dicas e orientações importantes. Se você ainda não montou seu enxoval, não sabe o que levar para a maternidade ou tem dúvidas sobre as rotinas de sono, amamentação e outros desafios, este livro pode te ajudar. Encontre-o aqui.

4. Shantala: uma arte tradicional, massagem para bebês

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para minimizar as cólicas ou demais desconfortos do bebê, a Shantala: uma arte tradicional, massagem para bebês ensina técnicas de massagens e traz aspectos científicos sobre o assunto. Encontre o livro aqui.

5. Nana, Nenê. Como resolver o problema da insônia do seu filho – Eduard Estivill e Sylvia de Béjar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O livro mostra como ensinar as crianças a dormirem bem desde os primeiros dias de vida e como lidar com a insônia infantil. É uma ajuda importante para os pais vencerem a batalha do sono. Encontre o livro aqui.

6. A gravidez dia a dia – Maggie Blott

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um guia que traz conselhos práticos e explicações detalhadas sobre as mudanças no corpo durante os 280 dias da gravidez, o desenvolvimento do bebê, dicas de hábitos saudáveis, alimentação e exercícios. Encontre o livro aqui.

7. Diário de um grávido – Renato Kaufmann

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com um toque de humor, o livro mostra como é a jornada da gravidez do ponto de vista masculino, desde a primeira notícia até o nascimento do bebê. Encontre o livro aqui.

8. Como nascem os pais – Renato Kaufmann

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para os futuros pais que desejam saber um pouco sobre como é a aventura da paternidade, esse livro traz com bom humor como é o processo de se tornar pai. O autor conta a sua própria experiência e relata episódios dos primeiros dois anos de vida de sua filha. Encontre o livro aqui.

***

Recomendamos também:

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também