Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: divulgação.
Crédito: divulgação.
Entretenimento

Jogos de tabuleiro são ótimos para reunir amigos e familiares

Que tal reunir família e amigos para horas de diversão garantidas?

Eles são um ótimo investimento e uma desculpa excelente para reunir família e amigos e passar um tempo (talvez horas) se divertindo. Os jogos de tabuleiro fazem parte da vida da gente há anos, e em tempo de vídeo game e internet, uma raridade. Mas com eles a diversão é garantida e há opções para todas as idades. O Sempre Família selecionou alguns jogos que certamente vão entreter você. Queremos conhecer seus jogos preferidos também! Conte pra gente!

 

Perfil – Grow

Crédito: divulgação.
Crédito: divulgação.

São muitas variações desse clássico da Grow para idades diferentes. No Perfil, cada carta traz dicas sobre uma pessoa, uma coisa, um ano ou um lugar a ser desvendado. O jogo estimula a desenvolver conhecimentos gerais e a capacidade de dedução. Existem versões do jogo com dicas em DVD que podem deixá-lo mais dinâmico e divertido.

 

Imagem e Ação – Grow

Crédito: divulgação.
Crédito: divulgação.

Outro clássico que também conta com versões variadas. É um jogo de adivinhação, no qual, em uma das versões, cada participante sorteia uma palavra e deve desenhar para que seu par acerte. Não poderá fazer mímica nem falar. Além de estimular a associação entre imagens e palavras, o jogo proporciona um momento engraçado devido às confusões com os desenhos feitos. Há versões em que os participantes precisam fazer mímicas para serem compreendidos.

 

War – Grow

Crédito: divulgação.
Crédito: divulgação.

Como o nome sugere, War é um jogo de guerra que exige de cada jogador estratégia e sorte, pois o combate é decidido nos dados. É, sem dúvida, uma aula de geografia, pois, à medida que o império do jogador vai crescendo, ele vai anexando territórios e até continentes inteiros. Há várias versões do jogo.

 

Detetive – Estrela

Crédito: divulgação.
Crédito: divulgação.

Detetive é um jogo de tabuleiro clássico cujo objetivo é desvendar o responsável pela misteriosa morte do Sr. Carlos Fortuna. Para isso, os jogadores terão que dar palpites sobre o local, arma e o responsável pelo crime. São 8 pessoas, 8 armas e 11 lugares para explorar e desvendar! Este é um dos jogos mais divertidos, e consiste basicamente em desvendar um crime. Todos são suspeitos e cabe ao melhor detetive desvendar esse mistério. Tem uma opção em 3D.

 

Colonizadores de Catan – Grow

Crédito: divulgação.
Crédito: divulgação.

É um dos mais jogados e celebrados da nova geração de jogos de tabuleiro no mundo inteiro (há até mesmo campeonatos mundiais oficiais). Nele, os jogadores competem em recursos para colonizarem uma ilha. A todo o momento surgem novas rotas, matérias-primas são negociadas e pequenas aldeias tornam-se cidades. Em alguns momentos há madeira em abundância; em outros, minério. A constante troca de mercadorias cria oportunidades para todos. Mas não demora muito e os espaços diminuem – e tem início a disputa por terras, matérias-primas e poder. Ganha quem se tornar o soberano da ilha.

 

Pandemic

Crédito: divulgação.
Crédito: divulgação.

Lançado em 2008, este é um jogo colaborativo para até cinco jogadores: cada um deles assume um papel específico (como médico, cientista ou especialista em quarentena) e todos, juntos, precisam descobrir a cura para quatro doenças que estão se espalhando pelo mundo. A dinâmica do jogo permite que os jogadores conversem entre si para definir a melhor estratégia enquanto se deslocam entre as principais cidades do planeta.

 

Ticket to Ride

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

Os jogadores precisam construir rotas ferroviárias entre diversas cidades para cumprir objetivos sorteados antes de a partida começar. Como o tabuleiro e as cartas se baseiam em um sistema de cores, nem todos os jogadores precisam dominar o inglês – basta que um deles entenda o idioma para compreender as regras e explicá-las para os demais. O jogo original usa o mapa dos Estados Unidos, mas depois surgiram versões com os mapas da Europa, da Índia e da África.

 

7 Wonders

Crédito: divulgação.
Crédito: divulgação.

Este jogo funciona sem um tabuleiro central – cada jogador administra uma cidade da Antiguidade clássica e precisa acumular matérias-primas, construir estruturas como universidades ou templos e desenvolver poderio militar para vencer os vizinhos. Várias estratégias diferentes permitem acumular pontos para vencer o jogo.

Colaborou: Marcio Antonio Campos
Leia também