Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Sociedade

Impulso, o programa que toda iniciativa capaz de transformação social devia conhecer

O programa Impulso disponibiliza diagnóstico de necessidades, palestras presenciais e online e até oferta de voluntários.

Quem deseja fazer do mundo um lugar melhor para se viver, criando iniciativas capazes transformar a sociedade, às vezes esbarra na falta de apoio e mesmo de profissionalização. Às vezes elas precisam de um empurrão, ou um impulso, como sugere o nome do programa do Instituto GRPCom. O Impulso atua desde 2010 no fortalecimento e no apoio à gestão de organizações do terceiro setor e proporciona a conexão entre as entidades, de modo para que possam se tornar mais eficazes no cumprimento de suas missões. O trabalho é realizado principalmente no Paraná, mas projetos de fora do estado já foram atendidos pela iniciativa.

instituto grpcom impulsoO Impulso proporciona às organizações da sociedade civil serviços de capacitação. Por meio do site www.programaimpulso.org.br essas entidades podem fazer um diagnóstico gratuito que lhes apresenta 100 questões para que percebam em que ponto é preciso realizar melhorias que serão revertidas efetivamente na mudança de rumo de seus projetos. Já participaram dessa etapa 525 organizações.

Após esse diagnóstico, elas podem aproveitar todos os outros serviços oferecidos pelo Impulso. São capacitações presenciais, cursos em plataforma de ensino à distância e palestras online (webinars) que são realizadas com o objetivo de oferecer material para o crescimento dessas organizações. Outra importante ação do programa é convidá-las a participar de redes do terceiro setor criadas nas regionais onde o programa atua, no Paraná. “A ideia é que essas organizações se reúnam uma vez ao mês, pelo menos, para compartilhar práticas e estudar assuntos específicos”, diz Rafael Finatti, coordenador do programa. Essa prática pode se refletir na criação de políticas públicas de benefício comum.

Acolhimento familiar cresce no Brasil como alternativa a abrigos e casas-lares

Por meio da plataforma, as instituições podem ainda publicar suas necessidades e encontrar voluntários que possam contribuir com a sua causa. Foi o que aconteceu com o projeto Escolhidos por Deus para Servir, fundado por Cenir e Renato Peixeira, pastores da Assembleia de Deus e que atuam em um bairro de Curitiba com o resgate familiar, por meio de atividades com crianças e adultos. Em um evento realizado pelo casal durante um fim de semana, 50 voluntários vindos por meio do Impulso auxiliaram no trabalho. Cenir conta que o programa foi um divisor de águas para eles: “Quando começamos, há nove anos, mal sabíamos como nos definir. O apoio do programa nos ajudou a oficializar o projeto, por meio das várias capacitações e apoio jurídico”.

Maior visibilidade

As entidades participantes do Impulso ainda podem aproveitar das facilidades que o GRPCom oferece pelo fato de ser uma empresa de comunicação. Elas podem obter um espaço para veiculação de campanhas de Publicidade Social, produzidas por elas próprias, e que, após avaliação de um comitê, podem aparecer no canal de televisão e rádios do grupo. Ainda, em parceria com a rádio Mundo Livre, elas podem participar do projeto Atitude do Bem, uma série de pílulas diárias durante a programação, além de ações integradas no Mundo em Movimento, que são ações realizadas pela rádio em Curitiba e Maringá, onde as organizações podem mostrar seu trabalho.

Ele acolhe bebês deficientes e sobreviventes de abortos

A Atitude na Cabeça, criada por Rubia Conrado é uma das instituições que já participaram do Mundo em Movimento, em uma ação na Feira do Largo da Ordem, tradicional em Curitiba. O projeto, que ajuda vítimas do câncer ou de acidentes que perderam o cabelo, promoveu a arrecadação de mechas que posteriormente se tornaram perucas. Sueli Baldan, uma das coordenadoras da instituição, avalia como fundamental o apoio dado pelo Impulso. “O atendimento dado pelo programa é excelente. Sempre são muito prestativos! Depois que nos tornamos parceiros, resolvemos desde questões jurídicas até a mudança em nossa identidade visual”, vibra.

Parceria sólida

“Parece que esse é um casamento de anos, mas estamos no programa somente desde 2015”: é como Renan Costa explica a importância do trabalho feito pelo Impulso junto à organização que coordena, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. O Lar Hermínia Scheleder, mantido pela Associação Comunitária Presbiteriana, existe há 43 anos, mas há pouco tempo se profissionalizou. “Como instituição a gente tem poucos recursos para se especializar, já que conhecimento tem um custo. O programa traz essa facilidade para nós melhorando em muito os nossos resultados”, avalia Costa. O lar trabalhando hoje com 50 crianças e adolescentes vítimas de violência e que precisam de acolhimento institucional.

 

Para mais informações sobre o Impulso acesse: www.programaimpulso.org.br

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também