Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Içami Tiba/Gazeta do Povo
Crédito: Içami Tiba/Gazeta do Povo
Frases

Içami Tiba se vai, mas deixa legado para pais e educadores

Separamos 10 frases de Içami Tiba que nos ajudam a refletir sobre os filhos que estamos criando

Neste domingo (02/08), o Brasil perdeu um dos maiores pensadores do ensino e da educação, o psiquiatra e educador Içami Tiba (74 anos). Filho de imigrantes japoneses, Tiba se formou em medicina na USP na década de 1960. Em sua atuação profissional se tornou uma das vozes mais importantes no que toca ao relacionamento entre pais, filhos e escola. Seu livro Quem ama educa!, publicado em 2002, já passou de 170 edições no Brasil e é referência para pais e educadores.

Tiba é conhecido por valorizar a relação familiar e defender que os pais não devem terceirizar a educação de seus filhos para a escola. Separamos 10 de suas frases que nos ajudam a refletir sobre os filhos que estamos criando.

 

“A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.”

“O ser humano pode começar a mudar em qualquer fase da vida, inclusive, na terceira idade. Nós somos uma nova página a cada dia.”

“Todos precisam entender que a internet é uma ferramenta, lida com aspectos de máquina do ser humano. Tecnicamente são máquinas. O problema é que ninguém está preparando a alma dessas pessoas que vão comandar as máquinas.”

“Você quer educar? Seja educado. E ser educado não é falar ‘licença’ e ‘obrigado’. Ser educado é ser ético, progressivo, competente e feliz.”

O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.”

“O grande drama é que o consumista nunca é feliz, pois desvaloriza o que tem para sofrer com o que ainda não tem.”

“Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende.”

Dinheiro ‘a rodo’ para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.”

“O vegetal sobrevive, o animal sacia seus instintos e o ser humano deseja ser feliz!”

“Quem ama educa.”

 

Leia também