Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Foto: Verônica Knaut
Foto: Verônica Knaut
Virtudes e Valores

Em busca da excelência profissional, catarinense de 86 anos volta para a sala de aula

Ele ingressou em um curso de autoconhecimento e crescimento profissional para preparar suas próprias aulas a respeito do tema e diz orgulhoso: “nunca vou parar de estudar”

Apaixonado pela escrita e formado em Direito e Contabilidade, o aposentado Salomão Vieira Pamplona, de 86 anos, decidiu buscar mais um sonho: preparar um curso de desenvolvimento pessoal com nove módulos e duração de três anos. Para isso, redigiu diversas lições com base em sua experiência de vida e voltou à sala de aula para buscar mais informações e se atualizar.

Nossas convicções: ética e a vocação para a excelência

“A gente sempre tem alguma coisa nova para aprender, então decidi fazer o curso de Autoconhecimento e Crescimento Profissional para ter mais a acrescentar no meu projeto”, afirmou o idoso ao Sempre Família.

Foto: Verônica Knaut
Salomão não teve dificuldade para interagir com os colegas. Foto: Verônica Knaut

Morador de Curitiba, ele entrou em contato com a Federação das Associações comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) no mês de setembro e chamou a atenção dos funcionários da instituição desde o primeiro contato. “Fiquei muito surpresa quando o atendi porque é difícil ver alguém com tanta bagagem e histórias buscando mais aprendizado”, relatou a assessora comercial Heloisa Alves Ribas.

Só que a admiração da equipe pelo estudante cresceu ainda mais quando ele demonstrou dedicação, curiosidade e muito bom humor em cada aula. “Desde os primeiros momentos, chegou entusiasmado para participar, aberto para questionar e disposto a contribuir com suas preciosas experiências de vida”, relatou a professora e consultora organizacional Luciane Botto.

“Desde os primeiros momentos, chegou entusiasmado para participar, aberto para questionar e disposto a contribuir”, relatou a professora Luciane Botto.

Além disso, o estudante de 86 anos era sempre o primeiro da turma a chegar e um dos mais envolvidos nas atividades da classe. “Prova viva de que cuidar da mente, do corpo, do espírito e da qualidade das relações realmente contribui para a felicidade, saúde e longevidade”, garantiu a especialista em liderança e gestão de pessoas.

E Salomão garante que isso é verdade porque nunca deixou de buscar conhecimento e realizar atividades físicas. “Não tomo nenhum remédio controlado, faço academia, pratico exercícios em casa e sempre estou estudando alguma coisa”, comenta o paranaense, que também realiza palestras e dedica tempo diário para a leitura.

Foto: Verônica Knaut
O curso aconteceu entre os dias 23 e 26 de setembro. Foto: Verônica Knaut

Por isso, ele garante que não teve dificuldade para acompanhar o conteúdo do curso e que voltar à sala de aula com colegas bem mais novos foi uma experiência gratificante. “A maioria dos meus colegas tinha uns 25 anos”, comenta. “Mas conversei bastante com eles, principalmente nos debates em grupo, e sempre procurei colaborar com a minha experiência”.

História

Salomão é casado com a nutricionista Miriã Angelina Pamploca, tem cinco filhos, seis netos e uma bisneta. Ele nasceu em 1933 na cidade catarinense de São Joaquim e se mudou na década de 50 para Curitiba, onde se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Ciências Contábeis pela extinta Faculdade de Plácido e Silva.

O estudante também já foi empresário, professor e sempre teve curiosidade a respeito do ser humano, seus conflitos e possibilidades de crescimento. Por isso, iniciou na década de 90 o preparo do curso de desenvolvimento pessoal “Universidade da Vida” e decidiu voltar à sala de aula para atualizar as aulas que escreveu.  Além do curso de Autoconhecimento que realizou entre os dias 23 e 26 de setembro deste ano, ele já participou de outros entre 2012 e 2014, e promete continuar. “Nunca vou parar de estudar”, finaliza.

***

Recomendamos também:

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
1 Comentário
Leia também