Desenvolvimento

Como educar seu filho para ser um líder

  • PorEquipe Sempre Família
  • null
  • null
  • 17/09/2018 13:44
É importante ajudar seu filho a ser alguém que torna melhor a vida das pessoas ao seu redor através do exercício da liderança.
É importante ajudar seu filho a ser alguém que torna melhor a vida das pessoas ao seu redor através do exercício da liderança.| Foto: Bigstock

Se você é pai ou mãe, é interessante fazer a si mesmo a seguinte pergunta: o jeito como você educa seu filho ou sua filha contribui para que ele se torne um líder ou um seguidor? Situações de crise como a que vivemos hoje em nível nacional e mundial são muitas vezes desalentadoras, mas muitas vezes são a oportunidade para se buscar novos caminhos.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Para isso, é necessário pessoas preparadas para liderar não para o próprio proveito, mas para o bem comum. Confira esses cinco caminhos publicados pelo site All Pro Dad, para que o seu filho ou a sua filha seja alguém que torna melhor a vida das pessoas ao seu redor através do exercício da liderança.

  1. Ensine-os a ter coragem de ousar

    Quanto mais alta a liderança desempenhada por alguém, mais pesadas as responsabilidades sobre os ombros, mais agressivas as críticas ao redor e mais solitário o caminho. Grandes líderes são capazes de dar um passo à frente com coragem e convicção e se posicionar de forma clara quando outras pessoas tergiversariam. Os líderes estabelecem os padrões e os caminhos – essa é a diferença entre o líder e a multidão. Ser parte da multidão dá uma sensação de segurança; a liderança requer a ousadia de pisar onde não é seguro.
  2. Ensine-os a ser confiáveis

    Um líder só será efetivo se as pessoas confiarem nele. Ele precisa conquistar essa confiança. E isso requer sempre falar a verdade e não prometer nada que não se tenha certeza que é possível cumprir. A confiabilidade de um líder precisa ser escrupulosa. Quando perde sua credibilidade, um líder perde a sua voz.
  3. Ensine-os a empoderar os outros

    Liderança não é o empoderamento de si mesmo, mas o serviço aos outros. A melhor maneira de inspirar as pessoas é conhecer seus talentos e dar a elas um lugar em que possam vivê-los plenamente. Um líder vê como cada pessoa é, o que ela pode se tornar e o que ela quer se tornar – e a ajuda a chegar lá.
  4. Ensine-os a reconhecer a realidade

    Um verdadeiro líder consegue enxergar não apenas como os outros são, mas principalmente a si mesmo. Conhece suas forças e suas fraquezas e encara a verdade sobre si mesmo, mesmo quando ela não é do jeito que ele gostaria.  Sabendo de seus limites, o líder procura alguma forma de feedback para ter uma visão mais clara de como tem se apresentado, além de não hesitar buscar conselhos. O crescimento, a mudança e a inovação só são possíveis onde se aceita e se compreende a realidade concreta.
  5. Ensine-os a nunca parar de aprender

    Um bom líder deve primeiro ser um bom seguidor. Interagir e conviver com alguém que desempenha o tipo de liderança que se almeja é uma maneira indispensável de aprender a liderar. Assim, o líder nunca para de aprender e de crescer. A sua humildade o torna um líder cada vez melhor.
Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.