Além de ensinar a cuidar da natureza, a educação ambiental proporciona lições como generosidade, paciência e responsabilidade.
A carioca Priscila Correia decidiu ensinar seus filhos Benjamin e Theo a cuidarem da natureza desde cedo.| Foto: Arquivo pessoal/Priscila Correia

Com apenas 3 anos, o pequeno Benjamin já planta árvores, joga papeis e plásticos no lixo reciclável, toma banho no balde para economizar água e até separa cascas de alimentos para usar no processo de compostagem. “Ele vê o irmão de 9 anos preocupado com o meio ambiente e quer acompanhar”, conta a mãe Priscila Correia, que faz questão de ensinar os filhos a cuidarem da natureza. “E eles amam!”, garante a carioca.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Segundo ela, as lições acontecem de maneira divertida e fazem parte da rotina familiar com tarefas como o cuidado com a horta. “São eles que regam as plantas todo dia, adubam, podam e tiram ervas daninhas”, relata a produtora de conteúdo do site Aventuras Maternas. Além disso, os garotos transformam sobras de alimento em fertilizante, realizam piqueniques com canecas de madeira para evitar o uso de itens plásticos, e são sempre estimulados a reduzir o consumo desnecessário.

Para isso, “damos preferência a brechós e lojas artesanais de empreendedores locais”, afirma a mãe, ao comentar que os meninos doam a mesma quantidade de itens que ganham. “Se eles recebem três brinquedos, doam três brinquedos, e isso já se tornou tão natural que, assim que recebem algo, os dois vão direto para o quarto escolher o que será doado”.

Reutilizar a água do banho e passar tempo em contato com a natureza são algumas das atividades que fazem os pequenos Benjamin e Theo valorizarem o meio ambiente. Créditos: Arquivo pessoal/Priscila Correia
Reutilizar a água do banho e passar tempo em contato com a natureza são algumas das atividades que fazem os pequenos Benjamin e Theo valorizarem o meio ambiente. Créditos: Arquivo pessoal/Priscila Correia

Atitudes assim transmitem lições valiosas como generosidade, paciência, responsabilidade, e “fazem com que a criança cresça com essa conscientização”, pontua a bióloga Leila Maria Zem, ao citar que isso é fundamental para manter áreas verdes, rios e nascentes bem conservados, fortalecer a reciclagem, conseguir maior vida útil aos aterros sanitários e melhorar a qualidade de vida da população.

“Tudo através de um aprendizado agradável, pois é fácil a criança se identificar e demonstrar carinho pelas flores, árvores e aves”, aponta a especialista. “E como os pequenos sempre demonstram vontade de ajudar e aprender, devemos despertar neles a importância de conservar o meio ambiente e de ampliar isso à medida que crescem”.

Como fazer?

Só que não adianta simplesmente falar a respeito de educação ambiental. De acordo com a pedagoga especializada em educação infantil, Karina Bortoleto, é necessário ensinar por meio do exemplo e de brincadeiras. “Então, você pode incentivar uma criança de 3 anos a economizar água, por exemplo, fechando a torneira enquanto escova os dentes e desenhando com ela situações em que usam esse recurso”.

Também é possível contornar o corpo dos pequenos em uma folha de papel para mostrar no desenho a quantidade de água existente no organismo ou ainda preparar uma tabela com imagens de sol e de chuva para colar diariamente. “A criança entenderá que existem poucos dias com chuva e que é necessário economizar água para que não falte na hora de beber, tomar banho ou preparar comida”.

É provável também que a própria criança comece a cobrar adultos e colegas a respeito do que aprendeu, transmitindo a lição de conscientização. Por isso, vale focar em diversas ações de preservação ambiental e aproveitar cada uma delas para modificar os hábitos da família. Afinal, “cuidar do meio ambiente é tarefa de todos e, com as crianças, pode se tornar algo bem divertido”, garante Karina.

Mais dicas

Veja algumas ideias que o Sempre Família separou para ensinar os pequenos a respeito do cuidado com o meio ambiente:

  1. Faça passeios ao ar livre: visitar lagos, rios, sítios, praias e parques aproxima a criança da natureza e dá a oportunidade dela aprender a respeito dos animais, da vegetação e também da importância da mata ciliar para proteção dos rios. Por isso, aproveite tardes ao ar livre com as crianças e até um acampamento com elas. Com certeza, isso trará muito aprendizado e boas recordações.
  2. Incentive o plantio de árvores: plantar mudas no quintal de casa ou preparar uma horta ensina a criança a valorizar as plantas, perceber o tempo que levam para crescer e ainda sua importância para produzir frutos e liberar oxigênio por meio da fotossíntese. Então, aproveite esses momentos para passar dicas de cultivo, ensinar sobre o ciclo da chuva e falar da necessidade de conservar áreas verdes de sua cidade.
  3. Recicle em casa: aproveitando a ideia de preparar uma horta, que tal usar garrafas pet ou caixinhas de leite para plantar temperinhos na sua cozinha e já ensinar a respeito de reciclagem? Além disso, utilize papeis, tampas, botões e embalagens plásticas para fazer brinquedos como bonecas, carrinhos e jogos de tabuleiro.
  4. Separe corretamente o lixo: mostre à criança que separar o lixo de forma adequada protege o meio ambiente e ajuda pessoas que trabalham com reciclagem. Para isso, deixe uma lixeira somente para a criança jogar seus papeis e outros itens de metal ou plástico. Além disso, explique que produtos como pilhas, eletrônicos e remédios vencidos contaminam a água e o solo, então precisam ser coletados em locais específicos, onde a própria criança pode entrega-los. Da mesma forma, o óleo usado também pode ajudar famílias que fabricam sabão, e seu filho pode contribuir.
  5. Produza uma composteira em casa: já as cascas e sobras de alimento podem ser descartadas de maneira divertida por meio do processo de compostagem, que estimula a decomposição de materiais orgânicos para produção de adubo. Segundo a bióloga Leila Maria Zem, é possível fazer isso em casa cobrindo restos de alimentos com terra preta em uma superfície plástica, de metal ou de isopor. Aí é só mexer a cada dois dias para acelerar a decomposição e evitar odores.
  6. Ensine sobre a água: use maneiras didáticas para ensinar a criança a respeito do ciclo da água e de como ela é importante para a vida do ser humano e das plantas. Além disso, mostre como esse recurso natural é escasso e, por isso, precisa ser economizado e reutilizado. Colocar um balde no banheiro para coletar a água do banho e usá-la novamente no sanitário ou na limpeza da casa pode ser uma opção divertida para ensinar as crianças e formar um novo hábito em casa.
  7. Visite uma hidroelétrica: além de falar para os pequenos apagarem as luzes quando saírem do cômodo, reduzirem o tempo de uso dos eletrônicos e tirarem esses aparelhos da tomada ao desliga-los, vale a pena visitar uma hidroelétrica com a criançada para mostrar como esse espaço precisou inundar uma grande área e alterar o ecossistema para produzir energia. Os pequenos vão perceber a importância gigante de apagar a luz.
  8. Incentive trocas e doações: em uma época de consumismo exagerado, é necessário ensinar as crianças a reduzirem o consumo para proteger o meio ambiente. Para isso, vale a pena trocar roupas e brinquedos com amigos e doar itens com frequência. Lembrando que o exemplo dos pais é fundamental para isso.
  9. Assista filmes que falem sobre meio ambiente: animações como Procurando Nemo ou Moana, por exemplo, ajudam a entender como funcionam os ecossistemas e a importância de preservá-los. Além disso, a família pode comentar a respeito do tema e tirar dúvidas da criança de forma divertida.
  10. Incentive a pegada ecológica: você sabia que pode avaliar o seu consumo e descobrir quantos planetas seriam necessários se todos os seres humanos agissem como você? Então, convide seu filho para fazer com você o cálculo da “Pegada Ecológica” disponível no site da organização WWF-Brasil e vejam o resultado. Com certeza, mudanças positivas acontecerão na rotina a partir do resultado.
Deixe sua opinião