Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Casamento e Compromisso

Diálogo ajuda a minimizar estresse durante os preparativos do casamento

Planejamento também é essencial para evitar conflitos e estresse entre o casal que está prestes a viver uma nova fase no relacionamento

Carla Bastos Dias, especial para o Sempre Família

Quando dois corações se encontram e um compromisso é firmado, todos os caminhos os levam ao altar. Mas até chegar o momento de dizer “sim”, o casal precisa enfrentar a etapa dos preparativos do casamento. Escolher a data, o local da cerimônia e da festa, os convites, a decoração e tantos outros detalhes que tornam o grande dia inesquecível pode ser cansativo e muito estressante. O desafio para os noivos é passar por essa fase sem prejudicar o relacionamento e começar a vida a dois como sempre sonharam.

A cerimonialista Áurea Roehe explica que a tensão entre o casal ocorre devido a grande quantidade de decisões que precisam ser tomadas e, principalmente, porque é preciso conciliar as opções dentro de um determinado orçamento. A questão financeira deve ser levada a sério, já que não é possível ultrapassar o investimento programado e este pode ser um motivo de conflito. Para evitar desgastes por causa de dinheiro, a profissional indica o uso de aplicativos gratuitos que possuem ferramentas para controlar o orçamento e visualizar de forma clara o investimento nos serviços contratados para o casamento.

Como lidar com a expectativa sobre casamento durante o noivado

Os pitacos da família são outro fator que pode gerar desconforto no relacionamento. Para a psicóloga Poliana Luisa Soares de Camargos, especialista em assessoria e consultoria psicológica ao matrimônio, é natural que os pais, por exemplo, queiram ajudar na realização do grande dia, mas é preciso estabelecer limites para não sair do controle. “Os noivos devem compreender o lugar dos familiares e estes também devem saber o seu papel. Eu conheço muitos casos de famílias invasivas que acabam gerando conflitos, discussões e até rompimentos. É importante ter laços familiares, mas é preciso entender que a partir do grande dia o casal estará construindo sua própria família”, ressalta.

A tensão nesta fase também acontece pelo medo e pela ansiedade de vivenciar o que está por vir. Poliana explica que a expectativa de que tudo ocorra conforme o desejado e o receio do novo são sentimentos normais e positivos desde que não afetem o dia a dia do casal. Se for necessário, os noivos podem buscar ajuda profissional para conseguir assimilar todas essas mudanças. “Muitas pessoas procuram a psicoterapia para auxiliar em toda essa demanda de ansiedade e estresse e também na vida a dois que eles irão vivenciar logo após o casamento”, observa.

Planejamento ajudou a minimizar o estresse dos preparativos

Os recém-casados Beatriz Frank Xavier, de 21 anos, e Igor Francisco Xavier de Lima, de 24, já pensavam em se casar desde o início do namoro, há seis anos. Ter em mente os planos para subir ao altar ajudaram a minimizar o estresse durante os preparativos. “A gente sentava, conversava e decidíamos tudo juntos. Também tivemos bastante indicação de lugares e profissionais e foi bem tranquilo. Um mês antes do casamento começou a ter um pouco mais de tensão e ansiedade, mas nada fora do limite nem do normal. Depois a gente se falava e ficava tudo bem”, conta Beatriz, que disse sim ao seu amado no dia 15 de junho.

Saiba como aproveitar este momento

As duas especialistas recomendam algumas atitudes que podem ajudar a amenizar a tensão entre o casal durante os preparativos do casamento.

– Os dois devem participar ativamente das escolhas;

– Organização e planejamento ajudam a evitar surpresas desagradáveis e discórdias;

– Preparar tudo com antecedência diminui a ansiedade;

– Contar com o apoio de profissionais qualificados para organizar a cerimônia e a festa é fundamental;

– É necessário ter diálogo. O casal deve conversar sempre e decidir em conjunto para não ter desgastes;

– Separar tempo de qualidade para que um se dedique ao outro e não apenas fiquem focados na realização do casamento. Passear, sair para jantar ou assistir um filme rendem momentos prazerosos e afastam o estresse.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também