Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Reprodução.
Reprodução.
Entretenimento

Desenho do Pateta nervoso no trânsito completa 65 anos

O curta-metragem produzido em 1950 é usado até hoje no mundo todo em campanhas por um trânsito mais seguro

Exibido há décadas por autoescolas e campanhas de conscientização no mundo todo, o desenho animado que mostra o personagem Pateta passando de um pacato pedestre a um agressivo motorista completou 65 anos em 2015, mas continua muito atual.

O curta que tem o nome de Motor Mania, na versão original, estreou em 1950 e conta a rotina do tranquilo Mr. Walker, apresentado como um bom cidadão, “gentil, amável, pontual e honesto”. No entanto, algo ocorre quando Senhor Walker entra em seu automóvel e pega no volante. Sua personalidade se transforma, ele “se deixa levar pela forte sensação de poder”, diz o narrador do desenho, e surge o monstruoso e descontrolado Senhor Wheeler. Ele se considera o dono da rua, abusa da buzina, grita muito, ofende os pedestres e não dá a mínima aos outros motoristas.

Com pouco mais de seis minutos, o vídeo foi dirigido por Jack Kinney, o mesmo de Dumbo e de Pinóquio, e se tornou um clássico. O tom irônico da narração ajuda a evidenciar a contradição na atitude das pessoas que agem de um jeito quando estão na condição de pedestres, mas abusam quando estão ao volante.

Hoje pouca gente nota, mas o veículo usado pelo Senhor Wheeler foi inspirado num automóvel real. Trata-se de um Lincoln Zephyr, produzido de novembro de 1935 a 1940, e um dos mais rápidos da época, chegando a 140 km/h.

Assista ao vídeo:

 

 

 

Leia também