Reprodução/YouTube| Foto:

Uma norte-americana de 31 anos foi diagnosticada com câncer de mama dias depois de descobrir que estava grávida. Stacey Johnson, de Leawood, no Kansas, esperava o seu segundo filho e recebeu dos médicos a recomendação de abortar – mas recusou.

CARREGANDO :)

“Compreendendo que meu caso era único, mas não conhecendo todas as opções, essa era uma primeira opção assustadora”, disse Johnson ao Centro de Câncer da Universidade do Kansas. Ela, que é enfermeira neonatal, buscou uma segunda opinião com a doutora Lauren Nye, oncologista da instituição, que lhe deu opções que não incluíam o aborto.

De acordo com a American Cancer Society, “mulheres grávidas podem tratar câncer de mama com segurança”, embora “os tipos de tratamento usados e a sua duração possam afetar a gestação”. A quimioterapia pode ser aplicada mesmo no segundo e no terceiro trimestre da gravidez. Cirurgias também são uma opção segura.

Publicidade

Filho realiza sonho da mãe, internada com câncer, e faz formatura no hospital

“Passei por ultrassons de dez em dez dias durante a quimioterapia, para monitorar o crescimento do bebê e a sua circulação sanguínea. Meu plano de tratamento tinha em mente dois pacientes, eu e meu bebê”, conta a mãe, que também passou por uma mastectomia.

Johnson, porém, não se arrepende da decisão. “Eu tinha que cuidar da vida de outra pessoa também”, disse ela à emissora local KCTV-5. Depois de dar à luz William, no dia 30 de maio do ano passado, ela deu prosseguimento à quimioterapia e começou a radioterapia, que concluiu recentemente. Quando terminar, nos próximos meses, o tratamento com terapia-alvo, pretende passar por uma cirurgia de reconstrução da mama.

William completou há poucos dias seu primeiro aninho, cheio de saúde. “Minha família precisa de mim”, disse Johnson, que é casada e tem também uma filha de três anos chamada Reese. “A sua perspectiva muda quando você encara a sua mortalidade. Tive muito apoio da minha família e dos meus amigos”.

 

Publicidade

Com informações de FOX News.

*****

Recomendamos também:

Publicidade

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.