Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Dane em audiência na prefeitura, defendendo o fim da proibição. Reprodução/ABC
Dane em audiência na prefeitura, defendendo o fim da proibição. Reprodução/ABC
Virtudes e Valores

Criança reverte lei de quase 100 anos que proibia guerra de bola de neve

Em uma audiência na prefeitura, diante de 150 pessoas, de gravata-borboleta e tudo, ele defendeu o fim da proibição

Na cidade de Severance, nos Estados Unidos, uma lei da década de 1920 proíbe o lançamento de pedras e outros projéteis – incluindo bolas de neve. Ou melhor, proibia. Na segunda-feira (3/12), o veto foi derrubado graças a um movimento iniciado por um garoto de 9 anos, que teve a honra de ser o primeiro da cidade a, legalmente, lançar pelos ares uma bola de neve.

Dane Best decidiu se engajar em outubro, durante uma visita de sua classe à prefeitura do município. “O prefeito nos contou sobre as leis mais malucas”, disse Dane, incluindo a que proibia a brincadeira com a neve. “Meus garotos estão violando esta lei há nove anos”, contou a mãe de Dane, Brooke Best.

Durante os dois meses seguinte, Dane preparou a sua argumentação. Na noite de segunda-feira, em uma audiência na prefeitura, diante de 150 pessoas, defendeu o fim da proibição. Em sua defesa, ele incluiu 20 cartas de colegas e de seu professor favoráveis ao seu posicionamento. De gravata-borboleta, confessou: “Eu estava nervoso”.

A apresentação de Power Point, que durou cinco minutos, ele reclamou de como a lei estava ultrapassada. “As crianças de hoje precisam de motivos para brincar ao ar livre. As crianças de Severance querem a oportunidade de fazer uma briga de bolas de neve como o resto do mundo”, disse o garoto.

O prefeito Donald McLeod reconheceu que a cidade nunca chegou a aplicar a proibição e nem ao menos sabe qual seria a punição para quem quisesse fazer uma guerra de bolas de neve até semana passada. O comitê municipal votou unanimemente para derrubar quaisquer vetos a bolas de neve.

A plateia aplaudiu animada. O prefeito até mesmo deu a Dane uma placa e um cartão de presente para comprar uma máquina de fazer bolas de neve. Questionado se aprendeu sobre como funciona o governo, o menino disse: “Você pode mudar leis. Não importa quantos anos tenha. Você pode ter uma voz em sua cidade”. “Estamos orgulhosos por ele ter tido a iniciativa de mudar as coisas”, confessou o pai, Derrick Best.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também