Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Foto: instagram.com/kwrandthebigwin/
Foto: instagram.com/kwrandthebigwin/
Virtudes e Valores

Conheça a atriz que transforma suas sessões de quimioterapia em festas à fantasia

Karen Walsh, atriz da Broadway, passa de duas a cinco horas nas sessões de quimioterapia e arranjou um jeito criativo de usar esse tempo sem desanimar.

Em setembro de 2015, a atriz da Broadway Karen Walsh foi ao médico por causa de uma dor de estômago. Ao ser examinada a atriz foi diagnosticada com um câncer de cólon em fase terminal que havia se expandido pelo fígado e que era inoperável.

Devia ser submetida à quimioterapia. Desde então Walsh, de 40 anos, passa de duas a cinco horas a cada duas ou três semanas nas sessões de quimioterapia em uma sede do hospital presbiteriano de Nova York, Estados Unidos.

A atriz, natural de Massachusetts, quis aproveitar esse tempo da melhor maneira possível. Desde a primeira sessão decidiu tirar fotos e publicar em sua conta do Instagram. Até que na quinta sessão foi acompanhada por seu amigo Sam Pinkleton, coreógrafo e diretor de teatro.

“Tínhamos tempo e decidimos usá-lo de forma criativa com a câmera. Terminei à beira de uma janela com as cortinas enredadas em minhas pernas”, contou Walsh. A atriz e mãe de dois filhos, de sete e três anos, explica que as sessões de fotos são um mecanismo para lidar com a situação. “Passo momentos estressantes”, disse em entrevista à BBC.

“A assistente social do hospital me disse que era necessário que minha família e amigos participassem do meu tratamento. Essa é uma forma fácil para mim de incluí-los e que me ajuda muito a me distrair e a passar um momento divertido com eles”, contou Walsh.

A atriz, seus familiares e amigos já se fantasiaram dos personagens de filmes como Rocky, Forrest Gump e Star Wars, e recrearam cenas de uma viagem no metrô ne Nova York. Ela afirma que outros pacientes e funcionários do hospital se divertem vendo as sessões de fotos.

“Alguns se aproximaram de mim dizendo que querem fazer o mesmo. Me parece genial!”, diz ela no texto da BBC. Walsh quer que os pacientes lembrem que têm uns aos outros e que “não estão sozinhos na ‘viagem'”.

“Minha esperança é que ideias como a de sessão de fotos deem a nós pacientes um pouco de controle sobre a situação. Que escolhamos não enfrentar isso com pessimismo. Não digo que não seja difícil, porque claro que é, mas estou tratando de passar mais tempo com gratidão e esperança que com medo e tristeza”.

Graças à sua iniciativa, a atriz é embaixadora da campanha 80 by 2018, da Sociedade Americana do Câncer, que busca atingir que ao menos 80% das pessoas em risco passem por uma avaliação para eliminar o câncer de cólon.

Além disso, Walsh será incluída este ano no reconhecimento às “mães do ano” que a sociedade outorga. “É difícil acreditar que meu nome estará nessa lista”, diz, comovida.

walsh - herois

 

walsh 02

 

walsh 04

 

walsh 03

 

 

Com informações de BBC Mundo

Colaborou: Felipe Koller

*****

Recomendamos também:

Leia também