Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

Como os pais podem ganhar o respeito de suas filhas

O segredo, então, não é impor o respeito, mas sim conquistá-lo

Um dos sonhos de todo pai de família é que seus filhos cultivem o respeito pela autoridade em seus corações. Isso é algo muito sério, pois filhos que não sabem respeitar a autoridade dos pais podem trazer problemas no futuro tanto para a própria família como para a sociedade.

No entanto, respeito e autoridade são duas coisas totalmente diferentes. Autoridade é definida como o poder ou o direito de dar ordens, tomar decisões e impor a obediência. Como pai, você tem autoridade para isso e não deve abrir mão desse papel por nada. Porém, isso não significa que eles respeitarão suas ordens, decisões e ações. O respeito é um elemento fundamental para uma vida bem sucedida.

O pastor americano Billy Graham, falecido em 2018, opinou certa vez sobre a importância disso dizendo: “Uma criança que pode ser desrespeitosa com seus pais não terá verdadeiro respeito por ninguém”. O segredo, então, não é impor o respeito, mas sim conquistá-lo. Para os pais de meninas, há ainda alguns conselhos e reflexões especiais que podem fazer toda a diferença na vida e nas escolhas de sua filha:

Ame a sua esposa

Ganhar o respeito de sua filha começa nesse ponto. Tudo o que ela vai pensar sobre você ou sobre relacionamentos futuros provavelmente vai se originar de como você tratou a mãe dela. Não deixe que briguinhas femininas entre elas te enganem: filhas são ferozmente leais a suas mães. Se você é divorciado, tudo isso se aplica mesmo assim, pois a sua filha estará te observando com olhos de falcão para ver como você se comporta com a mãe dela e com outras mulheres.

Reconheça e pratique a natureza gentil e amável que existe em você

Como pais, quando ficamos muito bravos e demonstramos uma raiva intensa, a confiança de nossas filhas em nós fica enfraquecida. Isso pode fazer com que elas nos temam. O belo presente que as filhas são para um homem é que elas têm o poder de revelar a natureza gentil e amável que reside em nós. Gritar e usar palavras ásperas com uma filha adolescente nunca dá em nada além de lágrimas.

Ofereça segurança e tempo de qualidade

A maioria dos homens é naturalmente protetor de suas filhas. Mas fornecer segurança verdadeira vai muito além das piadas bregas e machistas sobre espingardas e perseguir garotos. Separe um tempo para estar a sós com sua filha e também para estarem juntos em família. Em resumo, nossa presença é muito necessária. Isso significa muito sacrifício da nossa parte. Esse é o segredo, na verdade: é no tempo que dedicamos que se dá o nosso sucesso ou fracasso nesse campo. Quando você vê um pai cuja esposa e família o adoram e o amam, você verá um cara que lhes deu tudo o que tinha e pouco tomou para si.

Discipline, mas seja justo

Aplicar disciplina aos filhos é vital. Quando se trata de respeito pela autoridade, o que faz toda a diferença é ser justo na forma como se aplica a disciplina. O ideal é que, desde pequenas, você prepare o caminho para que suas filhas cheguem ao ponto de, basicamente, se disciplinarem sem você precisar dizer uma palavra.

Seja coerente com o que diz

Se você quer que sua filha te respeite, precisa incorporar todas as qualidades e características que está pregando. Temos que dar o exemplo praticando a integridade em tudo que fazemos. Isso não significa que não vamos tropeçar (porque certamente vamos). Os maiores momentos de aprendizado na vida, tanto para os pais quanto para os filhos, vêm de nossas reações às adversidades e erros. É aí que nascem grandes homens admiráveis ou, simplesmente, homens que deixam suas famílias desmoronarem. Quem você quer ser?

Com informações de All Pro Dad.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também