Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Educação

Como lidar com a pressão e a cobrança pré-vestibular

Com a proximidade dos testes de seleção das principais universidades do país, a tensão aumenta. Mas é possível superar essa fase sem estresse

Os vestibulares das principais universidades do país estão chegando e, a essa altura, há muita tensão e cobrança. Muitas vezes dos pais com os estudantes, em outros casos dos próprios estudantes. Mas como lidar com tanto estresse e ansiedade?

A primeira coisa a fazer é tranquilizar seu filho. Converse com ele e demonstre que está ao seu lado e que o importante é que ele se dedique aos estudos, independentemente de passar ou não. É essencial que seu filho saiba que a vida não se resume só ao vestibular, ele precisa sair, se divertir, praticar hobbies. Outras sugestões para enfrentar essa fase sem tanto desgaste são:

  1. Manter-se saudável. Só assim, conseguirá lidar com as pressões dessa fase da vida. Vale se alimentar bem, de forma balanceada e dormir pelo menos 8 horas por noite. Quando possível, praticar atividades físicas pode ser uma ótima maneira de aliviar o estresse e a ansiedade. 30 minutos, três vezes por semana, são suficientes.
  1. Autoconhecimento. Reconhecer os pontos de tensão, os motivos da insegurança e outras questões é importante. Em alguns casos a ajuda de um profissional pode fazer com que o estudante se sinta mais seguro.
  1. Atividades relaxantes. Se você perceber que está muito irritado, não deixe de jogar futebol com os amigos ou passear com as amigas para ficar estudando. Estabeleça uma rotina de estudo, mas também se permita momentos de lazer. Continue a praticar seus hobbies e atividades que dão prazer.
  1. Dedicar-se aos estudos. O vestibular é um funil, e passar por ele não depende só de você, mas dos seus concorrentes também. O importante é estar consciente de que deu o seu melhor para encarar esse desafio.
  1. Organização e prioridades. Faça uma planilha de estudo. Veja as matérias que você domina e separe menos tempo para elas. E aí, sabe aquela fórmula de física que não entra na sua cabeça? Leia a explicação do livro com calma, faça e refaça os exercícios quantas vezes você achar necessário. Acabou? Agora você merece um sorvete caprichado na padaria perto da sua casa. Dá para fazer tudo, basta ter organização.

 

Leia também