Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

Como levar seus filhos à escola a tempo e sem estresse

Correria, pressão e estresse se juntam logo pela manhã antes de sair com as crianças para a escola e, o que deveria fluir naturalmente, se torna uma bola de neve todos os dias

O dia mal começou e todos já estão correndo para lá e para cá, gritando uns com os outros, procurando os materiais para poder levar as crianças para a escola e, é claro, atrasados. Essa rotina matinal é comum para você? Ao começar o dia nessa loucura, o resto da rotina, tanto para os pais quanto para os filhos, tende a ser estressante também. A principal vilã é a falta de organização e, por isso, algumas dicas práticas podem ajudar a tornar as manhãs de sua família mais tranquilas e melhor aproveitadas, o que irá refletir no desempenho no trabalho e na escola:

1. Tenha um lugar específico para manter as coisas da escola

Uma boa ideia é ter um armário para guardar as coisas da escola: uniforme, mochila, sapatos, etc. Assim, quando as crianças chegarem da aula, elas terão um lugar certo para deixar suas coisas, em vez de espalhar tudo pela casa e você ter que procurá-las na manhã seguinte.

2. Prepare o lanche na noite anterior

Quanto mais coisas você deixar prontas no dia anterior, menos você terá que fazer pela manhã. Então, outra dica é deixar o lanche preparado e embrulhado na geladeira. Pela manhã é só colocar na lancheira (não esqueça também de deixá-la sempre por perto).

3. Fique de olho no relógio

Para que as crianças estejam sempre atentas, uma boa estratégia é colocar relógios nos quartos e também no banheiro.

4. Coloque um despertador no quarto das crianças

Um relógio divertido com um toque relacionado a algum desenho ou personagem que as crianças gostem pode fazer com que seus filhos detestem um pouco menos o som do despertador.

5. Simplifique o café da manhã

Proporcionar aos filhos um café da manhã rápido, saudável e completo não é tão complicado quanto parece. Você só precisa combinar três alimentos: um laticínio (leite, iogurte, etc.), um farináceo (torrada, pão, cereais, barras) e uma fruta.

6. Economize o máximo de tempo que puder

Uma máquina de café programável que comece a fazer o café antes mesmo de você acordar pode agilizar sua vida! Assim, você não terá que esperar desnecessariamente e terá café da manhã pronto quando sair da cama. Ou talvez um dos pais pode colocar a água para esquentar e vai arrumar uma das crianças, e o outro vem, passa o café e completa a organização da mesa.

7. Organizadores de carro podem ser seus aliados

Eles são úteis para guardar algumas coisas que podem te salvar em uma emergência: uma camiseta limpa, meias, luvas, lenços umedecidos, sacos plásticos (caso as crianças vomitem no trajeto), etc. Mantendo alguns itens básicos no carro, você não precisará voltar para casa se tiver esquecido de algo ou se alguma dessas situações acontecer.

8. Evite viagens desnecessárias

Uma ideia muito útil para economizar tempo é, se você vive em um sobrado, por exemplo, não subir e descer as escadas o tempo todo, mas fazer tudo o que precisa no andar de cima (tomar banho, vestir-se, etc.) e, em seguida, descer para fazer as tarefas restantes antes de ir para a escola, como tomar café da manhã e colocar as coisas no carro.

9. Acrescente um pouco de diversão

Você pode motivar os seus filhos propondo, por exemplo, uma competição de quem toma banho e se veste mais rápido. Aproveitar o café da manhã para sentarem juntos à mesa e conversarem, mesmo que rápido, pode deixar a rotina matinal mais leve e, ainda, aproximar a família.

10. A rotina é a chave para que seus filhos não se esqueçam de nada

Uma boa dica para que eles não se esqueçam de nada é incentivá-los a fazer as coisas sempre na mesma ordem até que se tornem hábitos.

11. Hora de dormir é fundamental

Se as crianças descansam bem durante a noite e dormem as horas de que precisam, acordar será muito mais fácil. Rotinas para a hora de dormir podem ajudar muito: comece a silenciar a casa falando mais baixo e desligando qualquer aparelho que emita sons, conte uma história para que peguem no sono, coloque-os na cama em uma hora prudente e, principalmente, não use – e nem permita que as crianças usem – dispositivos eletrônicos antes de deitar.

12. Confira a agenda na hora certa

Quantos papéis são esquecidos nas profundezas da mochila do seu filho? Ou avisos importantes podem ser deixados de lado, caso a agenda escolar não seja vista com cuidado. Estabeleça o costume de as crianças colocarem as agendas e lembretes extras da escola em um organizador na entrada da casa (de preferência, no mesmo armário que sugerimos na primeira dica). Desta forma, você não correrá o risco de precisar assinar uma autorização para uma excursão no momento em que estiver prestes a sair de casa.

13. Crie um calendário familiar

Nenhuma data será esquecida se você mantiver um calendário à vista de todos. Nele você pode dividir as tarefas da casa, indicar datas importantes como exames e consultas agendadas e planejar os horários de estudos e das refeições.

Com informações de Crecer Feliz

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos  Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também