Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock.
Bigstock.
Educação dos filhos

Como falar sobre política para crianças

Em tempos de impeachment e Lava Jato, é bom estar preparado para explicar um pouco desse mundo aos pequenos

Há meses que nada movimenta mais as conversas cotidianas do que os assuntos políticos. Impeachment, Operação Lava Jato, novo presidente, tudo isso inevitavelmente chega às crianças, mas nem tudo tem de ser confusão. Saiba aproveitar a turbulência das notícias políticas para ensinar seus filhos o básico sobre esse mundo nem sempre bonito, mas necessário.

1. Escute as suas perguntas. Em muitos casos são as próprias crianças que começam a interrogar sobre uma propaganda partidária, uma manifestação ou uma notícia. Ouça as suas dúvidas e explique o que lhes interessa saber, de forma simples e correta, de forma adequada à sua idade.

2. Fomente o espírito crítico e a informação responsável. Explique às crianças que é dever de cidadão estar bem informado sobre a política, pois as decisões que se tomam no congresso e as leis que se aprovam afetam diretamente as suas vidas.

3. Evite impor as suas ideias; recorra ao debate. Embora a sua visão política certamente influenciará os seus filhos, é importante evitar informações absolutas e explicar os seus pontos de vista de forma razoável. Assim, as crianças não apenas aprenderão sobre política, como assimilarão a importância de respeitar o outro, evitar as desqualificações e os insultos e expor ideias de forma clara e embasada.

4. Transmita os valores da democracia. A luta por conseguir a liberdade e o direito a votar que se deu em muitos países do mundo merece que você dedique uma conversa a explicar às crianças a importância de exercer o voto e ser um cidadão ativo e comprometido.

5. Leve os filhos junto com você na hora de votar. Pode ser uma boa ocasião para que surjam dúvidas nas crianças, e assim engatar uma boa conversa sobre a política, suas normas e seus processos.

 

Com informações de Pimicia.

Colaborou Felipe Koller.

Leia também