Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.
Entretenimento

Cinco desenhos animados para futuros engenheiros

De conceitos de física ao uso correto das ferramentas, essas séries foram feitas para crianças que adoram resolver problemas

Blaze and the monsters machine

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

Numa cidade onde pessoas e veículos falantes convivem juntos, a turma de Blaze, um monster truck, tem de lidar com as trapaças do Destruidor, uma enorme carreta que vive criando confusão. Essa é a história de fundo, mas o que chama a atenção mesmo é o foco que o desenho dá à resolução de problemas de física. São trabalhados conceitos como atrito, força e velocidade e até mesmo alguns cálculos são propostos de forma bastante atraente. O jovem telespectador também aprende sobre tipos de ferramentas e seus usos. Encanta principalmente meninos que amam desmontar coisas e carros potentes. Estreou no Brasil em março de 2015 e é transmitida pelo canal Nick Jr.

 

Dinotrux

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

Produzida pela Dreamworks especialmente para o Netflix, Dinotrux mistura duas coisas que meninos adoram: dinossauros e robôs. A série se passa numa pré-história fictícia onde todos os dinossauros – chamados de Dinotrux – têm aparência metálica, como se fossem tratores ou máquinas. Convivem junto desses gigantes uma outra espécie chamada de Reptools, répteis com ferramentas acopladas em seus corpos, que ajudam a consertar os Dinotrux. No decorrer das aventuras vários problemas têm de ser resolvidos pelo protagonista Ty Rux e seus amigos, como chegar a um ponto alto estando no chão ou como fazer uma esteira travada voltar a funcionar.

 

Miles do Amanhã

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

Fruto de uma parceria entre a Nasa, o Google e o Disney Júnior, uma das motivações para se criar a série foi incentivar meninas a gostarem de ciência e tecnologia desde cedo. Por isso uma das personagens, a jovem Loretta, é uma expert em linguagem de programação que convive com seu irmão Miles, um aventureiro que vive no espaço, e a mãe Olívia, responsável por pilotar a nave da família. Há várias referências a situações vividas por profissionais de engenharia da computação ou aeroespacial. A série estreou no início de 2015 e atualmente é transmitida pelo Disney Júnior e pelo SBT.

 

Bob, o construtor

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

Um clássico, de 1998, que já foi transmitido por vários canais de tevê, como TV Cultura, SBT e Dicovery Kids. Trata de um “desenho de massinha” ou, no termo técnico, uma animação stop-motion. O protagonista, Bob, é um jovem construtor muito conhecido e requisitado na cidade por conta de seu talento construindo e reparando inúmeras casas e lojas da cidade.  Ele é sempre acompanhado por seus amigos tratores, como a máquina de fazer cimento Dizzy, o guindaste Guido e o caminhão caçamba Muck. É construção civil do início ao fim.

 

Manny Mãos à Obra

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

Lembra em muito o enredo de Bob, o construtor, mas trata-se de um desenho animado 2D e no lugar dos tratores estão as pequenas ferramentas, comuns no uso de concertos hidráulicos, mecânicos, elétricos ou de marcenaria. Manny é dono de uma oficina com muitas habilidades manuais. Ele é chamado para consertar de tudo e resolve os problemas conversando com suas grandes parceiras, as ferramentas. Em vários momentos do desenho, Manny ensina como manusear cada ferramenta, como a forma correta de se usar uma lanterna ou medir coisas com uma trena. A série foi originalmente lançada em 2006, mas ainda entra na grade de programação do Disney Júnior.

Leia também