Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.| Foto:

Blaze and the monsters machine

Crédito: Divulgação. Crédito: Divulgação.

Numa cidade onde pessoas e veículos falantes convivem juntos, a turma de Blaze, um monster truck, tem de lidar com as trapaças do Destruidor, uma enorme carreta que vive criando confusão. Essa é a história de fundo, mas o que chama a atenção mesmo é o foco que o desenho dá à resolução de problemas de física. São trabalhados conceitos como atrito, força e velocidade e até mesmo alguns cálculos são propostos de forma bastante atraente. O jovem telespectador também aprende sobre tipos de ferramentas e seus usos. Encanta principalmente meninos que amam desmontar coisas e carros potentes. Estreou no Brasil em março de 2015 e é transmitida pelo canal Nick Jr.

 

Dinotrux

Crédito: Divulgação. Crédito: Divulgação.

Produzida pela Dreamworks especialmente para o Netflix, Dinotrux mistura duas coisas que meninos adoram: dinossauros e robôs. A série se passa numa pré-história fictícia onde todos os dinossauros – chamados de Dinotrux – têm aparência metálica, como se fossem tratores ou máquinas. Convivem junto desses gigantes uma outra espécie chamada de Reptools, répteis com ferramentas acopladas em seus corpos, que ajudam a consertar os Dinotrux. No decorrer das aventuras vários problemas têm de ser resolvidos pelo protagonista Ty Rux e seus amigos, como chegar a um ponto alto estando no chão ou como fazer uma esteira travada voltar a funcionar.

 

Miles do Amanhã

Crédito: Divulgação. Crédito: Divulgação.

Fruto de uma parceria entre a Nasa, o Google e o Disney Júnior, uma das motivações para se criar a série foi incentivar meninas a gostarem de ciência e tecnologia desde cedo. Por isso uma das personagens, a jovem Loretta, é uma expert em linguagem de programação que convive com seu irmão Miles, um aventureiro que vive no espaço, e a mãe Olívia, responsável por pilotar a nave da família. Há várias referências a situações vividas por profissionais de engenharia da computação ou aeroespacial. A série estreou no início de 2015 e atualmente é transmitida pelo Disney Júnior e pelo SBT.

 

Bob, o construtor

Crédito: Divulgação. Crédito: Divulgação.

Um clássico, de 1998, que já foi transmitido por vários canais de tevê, como TV Cultura, SBT e Dicovery Kids. Trata de um “desenho de massinha” ou, no termo técnico, uma animação stop-motion. O protagonista, Bob, é um jovem construtor muito conhecido e requisitado na cidade por conta de seu talento construindo e reparando inúmeras casas e lojas da cidade.  Ele é sempre acompanhado por seus amigos tratores, como a máquina de fazer cimento Dizzy, o guindaste Guido e o caminhão caçamba Muck. É construção civil do início ao fim.

 

Manny Mãos à Obra

Crédito: Divulgação. Crédito: Divulgação.

Lembra em muito o enredo de Bob, o construtor, mas trata-se de um desenho animado 2D e no lugar dos tratores estão as pequenas ferramentas, comuns no uso de concertos hidráulicos, mecânicos, elétricos ou de marcenaria. Manny é dono de uma oficina com muitas habilidades manuais. Ele é chamado para consertar de tudo e resolve os problemas conversando com suas grandes parceiras, as ferramentas. Em vários momentos do desenho, Manny ensina como manusear cada ferramenta, como a forma correta de se usar uma lanterna ou medir coisas com uma trena. A série foi originalmente lançada em 2006, mas ainda entra na grade de programação do Disney Júnior.

Deixe sua opinião