Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Pets

Cinco benefícios que animais de estimação trazem à família

Ter um cão, gato ou outro bicho doméstico em casa muda a rotina e dá a todos a oportunidade de exercitar melhor ações virtuosas

– Conviver com animais de estimação faz bem. Uma pesquisa da universidade britânica de Cambridge, em 2002, mostrou que a maioria das pessoas que adquirem animais de estimação desenvolve mais segurança e auto-estima. Os bichos também ajudam a melhorar a sensação de bem-estar.

– Eles contribuem para uma vida mais saudável. Outro estudo da Universidade de Cambridge apontou que donos de cães e gatos vão menos ao médico e se recuperam mais rápido em caso de doença. Ter um bicho ajuda ainda na saúde cardíaca e vascular. Já foi comprovado também que crianças que convivem desde cedo com animais de estimação têm menor risco de desenvolver alergias.

– Animais estreitam as relações familiares. Um estudo americano feito com 240 casais mostrou que a presença de um animal de estimação diminui as brigas entre os cônjuges. O cuidado e a interação com os pets ajudam a aliviar o estresse cotidiano, tornando as tarefas diárias mais agradáveis, o que reflete em toda a família.

– Crianças com animais de estimação são mais felizes. Os pets ajudam as crianças a aprenderem e exercitarem valores como amizade, respeito à vida e amor. Também ajudam a desenvolver o sentido de responsabilidade e autocontrole. Para as crianças mais tímidas, os bichos ajudam a melhorar a interação social e comunicação.

– Animais diminuem a sensação de solidão. Quem convive com um animal de estimação se sente menos solitário. Em idosos, a companhia de um pet ajuda a afastar a depressão, como mostrou um estudo na Inglaterra, e tornam os vovôs e vovós mais ativos e sociáveis. Os bichos também ajudam a superar a perda de entes queridos e eventos traumáticos.

 

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva para nós e dê sua opinião!

Curta nossa página no Facebook e siga o perfil do Sempre Família no Twitter.

Leia também