Exemplo

5 motivos pelos quais é importante que o casal demonstre carinho em frente aos filhos

  • Por Equipe Sempre Família
  • 06/11/2020 11:02
A maneira como o casal cuida um do outro tem relação direta com as noções de respeito que as crianças terão fora de casa.
A maneira como o casal cuida um do outro tem relação direta com as noções de respeito que as crianças terão fora de casa.| Foto: Kelly Sikkema/Unsplash

Abraçar, beijar e demonstrar afeto entre si são coisas que os pais podem e devem fazer em frente aos filhos. Já dissemos inúmeras vezes aqui no Sempre Família o quanto as crianças funcionam como "esponjas" que retêm tudo aquilo que observam.

Siga o Sempre Família no Instagram!

A maneira como o casal cuida um do outro tem relação direta com as noções de respeito que as crianças terão com aqueles que o cercam fora de casa, em sociedade. A criança guarda no inconsciente as relações mais importantes para ela e é de acordo com essas relações que ela irá projetar no futuro companheiro, lá na frente, os aprendizados do seu inconsciente pessoal que obteve durante a vida.

Abaixo elencamos outras cinco razões que reforçam a importância das demonstrações de afeto entre o casal, próximos dos filhos. Confira:

  1. Sensação de segurança

    Pais que se amam e demonstram estar apaixonados passam uma mensagem bem clara aos filhos de que são um time. As expressões físicas desse amor fazem com que a criança tenha uma sensação de pertencimento, de que o relacionamento é sério e ela se sente amada por isso. Estar em um lar respeitoso e cheio de amor mostra que é possível se relacionar de forma saudável com outras pessoas e que o afeto é algo que deve ser recíproco.
  2. Visão positiva dos relacionamentos

    Nos tempos atuais são diversos os exemplos negativos acerca de relacionamentos, que as crianças presenciam. É dentro de casa que elas devem vivenciar a parte boa. Nesse ambiente há excelentes oportunidades de ensinar o que é certo e errado. O amor não é algo que pode ser explicado na teoria. Ter um exemplo de relação amorosa em casa é a melhor forma de ensinar que amar e ser amado é algo positivo.
  3. Desmistifica mentiras

    É comum os filmes tratarem o casamento como algo negativo, que aprisiona o outro. As despedidas de solteiro são romantizadas e mostram pessoas felizes, dizendo adeus a uma vida cheia de liberdades, como se o casamento fosse algo ruim. Essa visão deturpada pode parecer normal para a criança que não vê os pais aproveitando a vida como um casal, sem beijos ou abraços. Por isso mostrar que essa fase também pode ser divertida é essencial para garantir adultos que não têm medo do compromisso.
  4. Promoção de uma sexualidade saudável

    Pais que demonstram carinho entre si têm tendência a ser mais carinhosos também com os filhos. As crianças têm uma necessidade maior de receber essas demonstrações de afeto do que os adultos. Quem não se sente amado pode buscar refúgio em situações não saudáveis por isso entender essa necessidade é essencial até mesmo para educar os filhos.
  5. É divertido

    As demonstrações de carinho não precisam ser necessariamente físicas, caso o casal não se sinta à vontade para tal. As crianças percebem se o gesto não for sincero. O cuidado e o amor pelo outro podem ser explicitados por uma conversa sobre o dia, ou pelo simples fato de esperar o companheiro pra jantar, programar atividades em família, por exemplo. São atitudes que deixam a vida mais leve e valem tanto quanto um abraço ou um beijo.
Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.