Linguagens do amor: descubra o tipo de expressão de afeto que funciona com você

  • Por Renata Sguissardi Rosa
  • 22/01/2016 12:11
Crédito: Bigstock
Crédito: Bigstock| Foto:

Você já ouviu falar sobre as Cinco Linguagens do Amor? Segundo Gary Chapman, autor do livro que traz esse conceito, cada um de nós adota uma linguagem pela qual damos e recebemos amor. Quando o casal não entende corretamente a linguagem predominante de cada um, a comunicação é afetada, impedindo que se sintam amados, aceitos e valorizados. Isso vale para outras relações como Linguagens de Amor para crianças, no ambiente de trabalho, entre outros. Confira quais são essas linguagens e faça um teste para saber qual é a sua e de seus familiares.

PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

Elogios verbais e palavras de apreciação diretas e simples, como: “Você ficou tão elegante com esse terno”; “Você está muito bem com esse vestido”; “Ninguém faz essas batatas melhor que você”.

Além de elogios verbais, outra maneira de expressar palavras de afirmação é com palavras encorajadoras.  Encorajamento requer empatia que nos leva a enxergar o mundo segundo a perspectiva de nosso cônjuge. Devemos, em primeiro lugar, procurar saber o que é importante para ele.

QUALIDADE DE TEMPO

Ter um tempo de qualidade com seu cônjuge significa dedicar a alguém sua inteira atenção, sem dividi-la. Não é sentar no sofá e assistir TV. É parar ao lado da pessoa amada, com a TV desligada, olhar um para o outro e conversar, no processo de dedicação mútua. É dar um passeio juntos, só os dois. É ambos saírem para comer fora.

O aspecto central da qualidade de tempo é estar sempre juntos. Não quero dizer simples proximidade. Duas pessoas sentadas em uma mesma sala estão próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto tem a ver com o focalizar a atenção.

RECEBER PRESENTES

Quem tem essa linguagem vive grandes emoções ao receber presentes. Vê neles expressões de amor. Se a primeira linguagem de seu cônjuge for “receber presentes”, você deve se tornar um expert nessa área. Não espere uma ocasião especial, pois praticamente tudo o que você lhe conceder será recebido como expressão de amor.

FORMAS DE SERVIR

É fazer aquilo que você sabe que seu cônjuge gostaria que você fizesse. É procurar agradar realizando coisas que ele aprecia, expressando amor através de diversas formas de servir. Pode ser o cumprimento de tarefas domésticas, como lavar a louça e preparar o almoço, ou buscar o outro no trabalho, sem que o cônjuge peça, só por gentileza.

TOQUE FÍSICO

No casamento, o toque de amor existe em várias formas. Toques afetuosos serão lembrados muito tempo ainda após as dificuldades terem passado. Porém, a ausência de seu toque talvez jamais seja esquecida.

Um gostoso cafuné, andar de mãos dadas, abraços apertados ou não, relações sexuais, tudo isso faz parte das necessidades de quem possui o “toque físico” como sua primeira linguagem do amor.

 

Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.