Que o casamento traz uma série de mudanças à vida de um indivíduo, não há o que questionar. A partir desse momento, a dedicação ao cônjuge é quase em tempo integral, mas ambos precisam lembrar que os dois ainda podem e devem ter seus momentos sozinhos e principalmente entre amigos.
Siga o Sempre Família no Instagram!
Mas nesse mundo novo nem todo amigo vai conseguir se encaixar e talvez alguns daqueles que sempre estiveram com você não entendam que agora esse tempo juntos será reduzido. Então é preciso jogo de cintura para encarar essa nova realidade.
Com calma é possível acomodar os interesses de todos. São ideias simples, mas valiosas. Crie limites dentro do seu círculo de amizade. Mostre ao seu amigo que você terá que se dedicar mais ao seu cônjuge, mas que idas ao parque, cinema entre amigas e jogos de futebol, não estão vetados. É saudável tanto para o homem quanto para a mulher, que eles tenham momentos só deles. E nessas horas os amigos são imprescindíveis, principalmente aqueles de longa data.
É bem provável também que, durante o namoro, o seu parceiro já conheça seus amigos mais próximos. Alguns deles podem estar em um relacionamento e não há mal algum em combinarem um jantar em sua casa nova ou algum outro programa entre casais. Assim, você reforça a importância desse amigo em sua vida e ainda permite que ele e seu cônjuge estreitem os laços afetivos. Mas os solteiros não podem ser excluídos. Uma noite da pizza é muito bem-vinda.
Outro ponto valioso em se manter amizades antigas após o casamento é que essas são pessoas que te conhecem muito bem. Amigos são como uma segunda família que, como tal, oferece amor, apoio e encorajamento. Os melhores amigos são ótimos ouvintes e pessoas a quem você poderá recorrer no momento em que precisar de conselhos. A atitude de ir em busca do amigo para obter ajuda, fará com que vocês criem um vínculo ainda mais forte.
E apesar da distância física mantenham contato por meio de redes sociais. Sempre que possível mandem uma mensagem para saber como o outro está. Assim vocês continuam se fazendo presentes um na vida do outro.